TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura, Produção E Interpretação De Texto

Ensaios: Leitura, Produção E Interpretação De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  2.057 Visualizações

Página 1 de 3

Leia o texto abaixo e responda à questão

A empresa comercial "Lojas Irlandesas" estará em breve inaugurando uma nova loja na cidade de Mal-Me-Quer. Para tanto, o gerente de Recursos Humanos, Sr. Mauro, constituiu três comissões, formadas pelos funcionários de recrutamento e seleção, de treinamento e desenvolvimento e de administração de salários.

Cinco funcionários de cada uma dessas seções foram transferidos para a cidade de Mal-Me-Quer.

Dessa forma, os funcionários deslocados da matriz, que atuam em recrutamento e seleção, iriam formar a comissão responsável pela admissão de pessoal e, assim, sucessivamente. Cada comissão era chefiada por um administrador que atuava em cada uma das três áreas.

Dada a competência desses administradores, o Sr. Mauro acreditava que não haveria problemas no desempenho das tarefas, ou seja, seleção seria responsável pela contratação de funcionários administrativos e vendedores, administração de salários seria responsável pela determinação dos salários de acordo com o mercado, e treinamento teria a responsabilidade de preparar os novos empregados para exercerem suas funções com eficiência.

Como as funções de cada comissão estavam bem definidas, o Sr. Mauro acreditava que não iriam ocorrer grandes problemas. O tempo, porém, revelou o contrário.

A remuneração fixada por administração de salários tornava inviável a contratação de pessoas competentes, que era o objetivo de seleção. Assim, a demora na contratação de pessoas estava inviabilizando a atuação da comissão de treinamento, em função da escassez de tempo.

Não tardou muito para que os grupos conflitassem entre si. Seleção passou a aprovar somente candidatos cuja pretensão salarial era alta para que administração de salários não aprovasse, com isso demonstrando para treinamento que quem estava emperrando o processo era administração de salários. A comissão de treinamento e desenvolvimento passou a se queixar diretamente com o Sr. Mauro, provocando a ira das demais comissões.

O Sr. Mauro procurou você para que analisasse o problema e recomendasse a solução, sem considerar a alternativa radical da dissolução do grupo atual. Faça isso agora, por escrito.

Resposta esperada

Enfoque geral:

1 - Administração de conflitos

2 - Comportamento grupal

3 - Coordenação de grupos

Aspectos que poderão ser tangenciados:

O aluno deverá demonstrar conhecimentos de conflitos grupais, coordenação como processo administrativo e integração das áreas de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal.

Deverá, também, demonstrar que essas três áreas têm de atuar de forma integrada.

Alguns caminhos de resposta provável podem considerar que

1) O Sr. Mauro, ao constituir as três comissões, não se preocupou em criar um cargo que tivesse o papel de coordenar essas comissões, a fim de unificar e integrar as políticas de recrutamento e seleção com as políticas de salário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com