TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eda A Distancia

Ensaio: Eda A Distancia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Ensaio  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 5

1) Qual o tema do artigo?

Metodologias e instrumentos de pesquisa usados nos artigos publicados nas principais revistas da área de ensino de ciências da América Latina no período de 2000-2009.

2) O que o autor apresenta como o item motivador da pesquisa? Isto é, qual a problemática apontada no texto?

O autor apresenta como item motivador para a realização da referida pesquisa a ampliação significativa da área de Ensino de Ciências e Matemática. Este crescimento, segundo o autor, resulta em um relevante conhecer, que se caracteriza como a problemática apontada no texto, relacionada à qualidade da pesquisa produzida: “Quais são as metodologias utilizadas pelos pesquisadores da área”?

3) Quais são os objetivos do trabalho?

• Identificar os métodos de pesquisa utilizados pelos pesquisadores da área;

• Identificar os procedimentos de análises utilizados;

• Identificar os instrumentos de coleta utilizados;

• Identificar a qualidade da pesquisa por eles (pesquisadores) desenvolvida na área de ensino de ciências da América Latina no período 2000-2009.

CONTRIBUIÇÃO

4) Que tipo de pesquisa foi desenvolvida no artigo? Quais características descritas justificam esta classificação?

Quanto à abordagem, ou seja, ao método e à forma de abordar o problema, trata-se de uma pesquisa quantitativa, isso se justifica pelo fato de o autor do referido artigo quantificar os resultados da investigação como seguem na tabela 1: o número de artigos considerados por revista e sua divisai; no gráfico1: a porcentagem de metodologias encontradas na revista Enseñanza de las Ciências no período de 2000-2009; no gráfico 2: a porcentagem de metodologias encontradas na revista Investigações em Ensino de Ciências no período 2000-2009; no gráfico 3: a porcentagem de metodologias encontradas na revista Ciência & Educação no período 2000-2009; no gráfico 4: Revista Enseñanza de las Ciências, procedimentos de análise no período 2000-2009; no gráfico 5, revista Investigações em Ensino de Ciências, procedimentos de análise no período 2000-2009; no gráfico 6, revista Ciência & Educação, procedimentos de análise no período 2000-2009. Desta forma, os autores do referido artigo, ao selecionarem os três periódicos, utilizaram se de uma amostra representativa da população para mensurar as metodologias utilizadas por estes pesquisadores na área de área de Ensino de Ciências e Matemática. Quanto aos procedimentos adotados na coleta de dados, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que se justifica pelo levantamento bibliográfico realizado, pelo conjunto de impressos bibliográficos de informações relacionadas à pesquisa, limitado pelo tipo de publicação, com o objetivo de se fazer um levantamento histórico sobre o tema, atualizar-se sobre o tema escolhido, encontrar uma resposta à problemática formulada e levantar contradições sobre o tema. Quanto aos objetivos da pesquisa, trata-se de uma pesquisa explicativa, pois através da investigação realizada ela identificou fatores determinantes e contributivos ao desencadeamento das metodologias e instrumentos de pesquisa usados nos artigos por eles selecionados, além do mais identifica a realidade tempo (2000-2009) e espaço (América Latina), e realiza procedimentos básicos, onde os dados foram tabulados e computados através de tabelas e gráficos para aprofundarem análise proposta. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa pura, básica ou teórica, onde os autores do referido artigo buscam um novo conhecimento e uma compreensão sobre o objeto em estudo, no caso, as metodologias utilizadas pelos pesquisadores na área de ensino de ciências da América Latina, que não tem por finalidade a utilização prática, mas uma contribuição para o avanço do conhecimento do estudo em questão, eles buscam o saber através daquilo que já se encontra produzido. Por fim, quanto ao método, este se classifica como dedutivo, pois primeiro foi desenvolvido um estudo teórico que serviu de base para se chegar ao conhecimento particular e por fim à resolução da problemática.

5) Qual o percurso metodológico adotado na pesquisa?

O percurso metodológico adotado compreende três etapas:

Na primeira etapa, os pesquisadores selecionaram três periódicos da área, todos indexados na base de dados do Lindex, com mais de dez anos de publicação e com pelo menos um autor latino-americano.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com