TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Editor De Textos

Trabalho Escolar: Editor De Textos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 3

Praticando... 1 (Professores)

Com base no que você estudou nesta semana, identifique e liste os novos papéis do professor nesse novo cenário, influenciado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação Digital. Em seguida, compare com os papéis tradicionais que os professores assumiam antes do advento dessas tecnologias.

Os papéis do novo professor são: ser orientador/mediador intelectual (usa os meios tecnológicos disponíveis para ajudar na escolha das informações mais importantes para o aluno), orientador/mediador gerencial e comunicacional (é a principal conexão entre o aluno, a instituição e as demais pessoas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem à distância), orientador ético (responsabilidade de conduzir o processo mediante o uso de valores e atitudes que contribuam para o desenvolvimento individual e coletivo numa perspectiva ética e construtiva) e orientador/mediador emocional (motivador, estimulador, incentivador e organizador de limites, com equilíbrio, credibilidade, autenticidade e empatia).

O papel do professor no ensino presencial sempre foi o de ser uma figura que transmitia os conhecimentos aos alunos, este conhecimento era exclusivo do professor e esteva organizado em livros, polígrafos e planilhas que somente o professor tinha acesso. Simplificando, o papel do professor era traduzir o que estava nos livros, polígrafos e planilhas para uma linguagem mais comum e acessível, para que o aluno pudesse compreender.

_______________________________________________________________

Praticando... 2 (Tutores)

Relacione os papéis do tutor às habilidades que ele deve ter para desempenhar esse papel.

Exemplo:

Papel do tutor: Comentar os trabalhos realizados pelos alunos. Habilidade: facilidade para se comunicar.

- Comentar os trabalhos realizados pelos alunos. Habilidade: facilidade para se comunicar.

- Corrigir as avaliações dos estudantes. Habilidade: dinamismo.

- Ajudar os alunos a compreender os materiais do curso através das discussões e explicações. Habilidade: criatividade.

- Responder às questões sobre a instituição. Habilidade: liderança.

- Ajudar os alunos a planejarem seus trabalhos. Habilidade: iniciativa para realizar com eficácia o trabalho de facilitador, junto ao grupo de alunos sob sua tutoria.

- Organizar círculos de estudo. Habilidade: conhecer a realidade de seus alunos em todas as dimensões: pessoal, social, familiar e escolar.

- Fornecer informações por telefone, fac-símile e e-mail. Habilidade: iniciativa para realizar com eficácia o trabalho de facilitador, junto ao grupo de alunos sob sua tutoria.

- Supervisionar trabalhos práticos e projetos. Habilidade: ter competência individual e de equipe para analisar realidades, formulando planos de ação coerentes com os resultados de análises e de avaliação e ter atitudes que sejam eticamente irrepreensíveis, evitando impor os seus valores, favorecendo a ampliação.

- Atualizar informações sobre o progresso dos estudantes. Habilidade: facilidade para se comunicar, dinamismo, criatividade e liderança.

- Fornecer feedback aos coordenadores sobre os materiais dos cursos e as dificuldades dos estudantes. Habilidade: facilidade para se comunicar, dinamismo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com