TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Editores de texto

Seminário: Editores de texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  Seminário  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

Editores de Texto

O que é um Editor de Texto

Um Processador de Texto (ou Editor de Texto) é um programa específico para editar e apresentar arquivos de texto que usa recursos computacionais para realizar tarefas que seriam difíceis, ou mesmo impossíveis, de realizar com uma máquina de escrever.

Os processadores de textos apresentam diversos recursos, sendo possível realizarcom eles muitas tarefas. As principais são:

•Digitar e formatar textos;

•Fazer a verificação ortográfica dos textos criados;

•Criar e modificar tabelas e gráficos;

•Inserir cabeçalhos e notas de rodapé;

•Adicionar figuras ao documento;

•Gerar índices automáticos;

•Editar estilos, facilitando a formatação de documentos;

•Imprimir documentos;

Muitos usuários de computadores usam os processadores de texto como se fossem máquinas de escrever, ou seja, abrindo mão dos recursos avançados. A formatação manual em detrimento do uso de estilos é um dos exemplos clássicos de subutilização de processadores de texto.

Há vários processadores de texto disponíveis no mercado, sendo que a maioria possui mais de uma versão. Os recursos básicos oferecidos por eles são semelhantes, sendo que a transição, pelo usuário, entre as diferentes versões de um processador ou mesmo entre processadores de fabricantes distintos não é muito brusca e a adaptação à nova ferramenta é tranquila.

A seguir veja algumas dicas para aperfeiçoar o uso de seu processador de textos, válidas para a maioria dos produtos de mercado.

Fonte:www.virtual.unifesp.br/unifesp/infocapacita/artigo_processador_textos.pdf

Principais Editores de Texto do mercado e suas características

ConTEXT é um poderoso editor de texto de código aberto que prima pela leveza, sendo ideal para programadores. É compatível com as seguintes linguagens C#, C/C++, Delphi/Pascal, Java, Java Script, Visual Basic, Perl/CGI, HTML, CSS, SQL, FoxPro, 80x86 assembler, Python, PHP, Tcl/Tk, XML, Fortran, Foxpro e InnoSetup Scripts. Possui diversos recursos muito úteis como comparação de arquivos, busca e substituição de textos,gravador de macro, etc. Está disponível em português do Brasil, bastando apenas alterar o idioma nas preferências do programa após a instalação.

PSPad é um editor de texto gratuito que suporta vários tipos de arquivos e linguagens. Indicado para programadores que trabalham com várias linguagens, que desejem utilizar um editor com destaque de sintaxe, que necessitem de uma ferramenta fácil porém bastante poderosa. Possui diversas extensões que aprimoram o editor com mais funcionalidades para uso com algum tipo de linguagem ou programa específico. Possui gravador de macros, um cliente FTP, recursos de busca e substituição de textos, etc

PFE32 (Programmer’s File Editor) é um editor mais antigo (aliás faz tempo que ele não é atualizado),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com