TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eduacação A Criaça

Artigos Científicos: Eduacação A Criaça. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 4

ASSESSORIA EDUCACIONAL

CARDAN

PÓS – GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

MARIA ZULEIDE DE ARAÚJO OLIVEIRA

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

JUCURUTU/RN

2015

MARIA ZULEIDE DE ARAÚJO OLIVEIRA

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

Trabalho apresentado ao professor DR. Álvaro Carvalho Dias como requisito avaliativo na disciplina de metodologia da pesquisa cientifica no curso de Pós – Graduação em Psicopedagogia.

JUCURUTU/RN

2015

DELIMITAÇÃO DE PROBLEMA

Dificuldade de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

INTRODUÇÃO

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um problema de ordem neurológica, que traz consigo sinais evidentes de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade a criança hiperativa, em sala de aula exige uma atenção especial por parte do professor e nada melhor que este esteja bem preparado para saber contornar o problema, como procedimento nas tarefas e no relacionamento, sendo um intermediário entre o aluno com TDAH e os demais alunos. Com um ensino e uma intervenção pedagógica voltada para o aluno hiperativo é possível desviar o problema de aprendizagem desta criança, e de grande importância o apoio de um acompanhamento com profissionais capacitados para um bom desenvolvimento do aluno.

LEVANTAMENTO DE LITERATURA

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno mental mais comuns que aparece na fase em que a criança começa a frequentar a escola. A criança desatenta que não consegue se concentrar nas suas tarefas escolar e que aparece alguns tipos de dificuldades como desatenção, impulsividade e inquietação, algumas dessas características é possível que ele esteja sofrendo desse transtorno, mais para isso é fundamental que o professor tenha muita certeza dos sintomas para a partir daí buscar técnicas e habilidades para ajudar no aprendizado do aluno, o professor ao observar o comportamento da criança ele deve conservar com um profissional da referida escola e depois comunicar aos pais, para que eles leve o seu filho ao médico especialista para diagnosticar o seu problema.

Morais (2003) em uma abordagem psicopedagógica acerca das causas das dificuldades, utiliza o termo distúrbios de aprendizagem e aponta a falta de desenvolvimento de habilidades básicas (Perceptivas, motoras, linguística, cognitivas), além de fatores emocionais, como responsáveis pelos prejuízos de aprendizagem principalmente na fase da alfabetização. O autor recomenda procedimentos terapêuticos para superação destes obstáculos e, simultaneamente, o empenho do professor no sentido de promover a aquisição das habilidades necessárias à aprendizagem.

O fato é que se a criança não apresenta problemas clínicos comprovados que possam sugerir ou refletir na sua aprendizagem, devem ser considerados outras possibilidades de interferências que resultam em fracasso escolar.

Wygotsky (2002 p. 109) acrescenta que a aprendizagem da criança começa muito antes da aprendizagem escolar [...] toda a aprendizagem da criança na escola tem uma pré-história.

Podemos concluir que o processo de aprendizagem é fonte importante para o conhecimento socialmente elaborado e significativo, pois favorece a passagem do conhecimento formal possibilitando as crianças não só a elaboração de valores que se renovam em um novo olhar sobre o meio físico e social, mas em uma nova análise de sua transformação cognitiva.

PROBLEMA

Como ajudar as crianças com TDAH a minimizar as dificuldades que interferem no seu aprendizado e no cotidiano, dentro e fora da escola?

HIPÓTESE

• A dificuldade dos alunos com TDAH pode causar a diminuição do rendimento escolar que podem ter consequências grave

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com