TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educacao Fisica

Casos: Educacao Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 4

1) Qual é a influência das atividades físicas realizadas nos períodos históricos indicados no enunciado para as aulas de Educação Física Escolar atual?

No período da Pré-história praticamente todas as atividades humanas dependiam do movimento, da atividade física, pois os homens viviam numa situação de nomadismo, ou seja, precisavam se deslocar em busca de alimentos, caça e pesca.

O homem primitivo, podemos dizer que se tratava de um autêntico programa de atividade física com exercícios naturais, pois, durante a maior parte da sua existência, “condenado a uma situação de nomadismo e seminomadismo, o homem dependia de sua força, velocidade e resistência para sobreviver” (OLIVEIRA, 2006, p.13). As ações como nadar, correr, trepar, arremessar, saltar, empurrar, puxar, foi facilitado cada vez mais pelo aprimoramento dos sentidos, das habilidades motoras e da força, assinalando assim, a sobrevivência do homem primitivo através da aquisição de um verdadeiro repertório psicomotor. Segundo Oliveira (2006, p.13), a supremacia do homem primitivo.

Esse vasto repertório motor além de garantir a sua sobrevivência (na caça, na pesca, na fuga, nas guerras, nas lutas), também era bastante útil na diversão, na ludicidade e na dança. Diante desse cenário: uma das atividades físicas mais significativas para o homem da Pré-história foi a dança, praticada com características lúdicas e caráter ritualístico.

Para as atividades escolares podemos introduzir brincadeiras para o desenvolvimento psico-motor dos alunos, fazendo com que os mesmo possam ter como aprendizado; danças, pique - pega, pique - esconde, pescaria, arremesso de peso, corrida do saco entre outras brincadeiras. Assim todos aprendem a origem do ser humano e também como os seres humanos na pré-história faziam para obter a sobrevivência e suas brincadeiras.

2) No que este conhecimento pode influenciar os professores de Educação Física Escolar ao planejarem suas aulas?

Educação Física é um vasto campo de ensino e aprendizagem que proposto pelo PCN e demais diretrizes que regem a educação, tem em seu conteúdo objetivos que propõem a formação social do aluno, ensinando - lhes através das diversas áreas da Educação Física a prática do respeito, dignidade e solidariedade, principalmente, dentre outros desígnios importantes para o desenvolvimento do caráter do alunado e sua vida em sociedade.

Segundo os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) inicialmente, a Educação Física, denominada ginástica, era voltada para a educação do corpo buscando a “constituição de um físico saudável e equilibrado organicamente, menos suscetível a doenças”, mas essa e outras teses atribuídas foram descartadas quando a partir da implantação da Educação Física como componente curricular obrigatório nas escolas seus objetivos foram renovados buscando não só a individualização ou formação para o mundo do trabalho, mas uma vida em que o ser pudesse conviver e acima de tudo criar “respeito, dignidade e solidariedade” através das práticas de atividades propostas pelo PCN e demais diretrizes que regem o ensino.

A escola é uma principal veiculadora da visão de mundo do individuo e por trabalhar a psicomotrocidade a Educação Física tem funções importantes na sociedade ao ajudar na formação dos alunos, mas atualmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com