TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educao Fsica E O Conceito De Cultura

Ensaios: Educao Fsica E O Conceito De Cultura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Goiás – U.F.G

Faculdade de Educação Física – F.E.F

Bacharelado em Educação Física

Educação física e o conceito de cultura

Eduardo Brandão

Acadêmico

Riegler Siqueira Pedroza

Orientador

Goiânia Goiás

2013

Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Educação Física

Bacharelado

Eduardo Brandão

Trabalho sobre o livro “educação física e o conceito de cultura” para o curso de Educação Física Bacharelado da Universidade Federal de Goiás como requisito avaliativo.

Orientadora: Riegler Siqueira Pedroza.

Goiânia Goiás

2013

Daolio,Jocimar. educação física e o conceito de cultura:2ed. Campinas (S P) :autores associados.ED.,2007.pag77

Educação física e o conceito de cultura jocimar Daolio - resenha

Educação Física e o Conceito de Cultura, trabalho científico integrante de um projeto de pesquisa intitulado “A cultura na Educação Física”. A tese em forma de livro, defendida na Unicamp em 2002, “Jocimar Daolio”, considerado doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, busca observar o conceito de “cultura” juntamente com o conceito de educação física a Antropologia no século 19 , e se baseia bastante em um antropólogo francês da época chamado “Marcell Mauss” como um inovador na área de coleta de dados voltado para a antropologia, na perspectiva de diversos autores contemporâneos, dedicados ao estudo da Educação Física no Brasil, propondo, ao seu final, uma educação física que ele denomina “educação física da desordem”, que esta sobre o ser humano a partir de suas manifestações corporais culturais, respeitando os afetos da intersubjetividade nas relações entre todos os embasamentos teóricos da educação física, seja um aluno, atleta ou frequentador de academia.

Finalizando: Nesse capítulo se discuti a influência determinante da cultura ao longo da evolução humana e do papel que ela realiza no comportamento humano atual. Falamos que a natureza do homem não está restrita somente ao nível biológico, mais é eminentemente cultural. { buscando o corpo humano construído culturalmente e conceituado pela dinâmica cultural }.

A obra se divide em dois capítulos, antecipados por uma introdução, onde o autor aborda o conceito de cultura, que passou a fazer parte da educação física (Educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com