TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao Comparada

Pesquisas Acadêmicas: Educaçao Comparada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2014  •  5.038 Palavras (21 Páginas)  •  952 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

MÓDULO:

EDUCAÇÃO COMPARADA – 50h

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO COMPARADA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Com base em suas leituras e no texto da autora Martha Marcondes (2005), “Educação Comparada: perspectivas teóricas e investigações”, disponível em http://www.redalyc.org/pdf/715/71570107.pdf (Anexo 01), responda as questões 1 a 3:

1. Conceitue educação comparada e explique sua importância para o sistema educacional.

A educação comparada é um importante instrumento de analise dos sistemas educativos, auxilia a identificar semelhanças e diferenças, amplia o campo de analise e de compreensão da realidade nacional em face da de outros países, particularmente no campo das politicas educacionais nacionais. A Educação Comparada em muito pode contribuir para a indispensável renovação de conhecimentos e práticas educativas, via intercâmbio de ideias, experiências e propostas pedagógicas potencialmente capazes de constituírem alternativas viáveis de ação aos graves problemas educacionais.

3. Que cuidados devem ser tomados quando se faz uma comparação entre um sistema educativo e outro.

Deve-se cuidar com a cultura com a cultura, com os valores regionais, seus problemas sócias, economia, anseios políticos, o que pensam sobre desenvolvimento, e esperam em beneficio do seu futuro como nação, também é preciso estabelecer as relações que se estabelecem com as demais instituições educativas e culturais e os efeitos que produzem no contexto em que estão situadas. Tem que ser levado em conta também, as diferenças geográficas.

4. Qual é o papel da educação comparada nesta era de globalização, em referência aos aspectos econômicos, sociais e culturais?

O papel da educação comparada na globalização referente os aspectos econômicos, sociais e culturais está caracterizado pela estrutura administrativa geral habitualmente fundada, controlada e financiada pelo Estado; sistema escolar internamente diferenciado segundo níveis sucessivos; diversos cursos e correspondentes exames final da escolarização; organização dos processos de ensino e aprendizagem em sala de aula segundo grupos de idade, características e unidades de tempo uniformes regulação governamental ou pública de tais processos de ensino e aprendizagem por meio de exigências mais ou menos detalhadas em forma de programas de estudo; diretrizes planos e exames; configuração de papéis característicos para professores e alunos e até certo ponto; profissionalização dos professores e métodos de ensino além de uso de certificados; diplomas e credenciais para vincular as carreiras escolares com a carreiras profissionais e conectar a seleção nas escolas com a estratificação social. Com o processo de crescente globalização dos aspectos econômicos e por consequência dos sociais e culturais o papel da educação comparada como área acadêmica, toma um novo sentido.

5. Liste as principais ideias do texto de Somers e Jones (2009) intitulado “Ações afirmativas na Educação Superior: o que acadêmicos brasileiros podem aprender da experiência americana”. Link para acesso (Anexo 02):

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/5770/4207

A história das ações afirmativas, nos Estados Unidos em Educação;

O Ato de Direitos Civis de a964 foi alterado a fim de proibir toda e qualquer discriminação por raça, cor, religião, origem nacional, sexo em instituições educacionais;

As universidades tem os seus próprios planos de como anunciam as vagas docentes, no entanto, há uma comunhão, um acordo e existe um anúncio público do trabalho;

A discriminação salarial referente ao sexo, e o crescimento do número de mulheres nas universidades;

O crescimento na procura pela Educação Superior nos Estados Unidos, após a II Guerra Mundial;

O que se pode aprender com a experiência Americana.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. O que significa comparar?

É uma figura de linguagem usada para confrontar qualidades ou ações de elementos. A relação entre esses elementos pode formar uma comparação simples ou uma relação por símile (qualidade do que é semelhante).

2. Segundo a autora Suely Bonitatibus, liste as dimensões da Educação Comparada.

1. Dimensão Temporal: envolve a pesquisa dos sistemas educacionais num tempo histórico fixo ou em movimento;

2. Dimensão Espacial: pode ser intra ou internacional. Pesquisa uma unidade escolar em seus diversos aspectos, pesquisa inter-unidades, de um município, estado ou regiões de um país. Também é possível a pesquisa com o Estado-nação como unidade de investigação, de modo a confrontá-lo com outros países;

3. Dimensão Metodológica: é a de maior complexidade, devido à postura metodológica que o pesquisador deverá assumir. Deve-se sempre ter como referencia a educação ligada ao meio social. Por isso, ao se fazer a comparação de um sistema educacional a outro, faz-se necessário sempre levar em conta o contexto social no qual esse sistema está inserido e não apenas o seu caráter pedagógico.

3. Agora é a sua vez. Faça uma pesquisa na Internet sobre algum artigo que envolva estudos sobre educação comparada ou ensino comparado. Depois de fazer a leitura, levante 10 pontos que mais se destacarem no texto. Lembre-se de indicar o link que você acessar.

http://editora.unoesc.edu.br/index.php/visaoglobal/article/view/1803/pdf

1. a trajetória de construção do campo educacional comparatista, evidenciando sua história e os avanços que afetam o debate em razão das melhorias sociais, econômicas e educacionais ocorridas nas últimas décadas.

2. Não é um procedimento metodológico inventado para se comparar somente sistemas educacionais

3. a importância da educação comparada e do método comparatista na pesquisa educacional, bem como a relevância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com