TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao Coperativa

Dissertações: Educaçao Coperativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 7

Educaçao A Distancia

Enviado por denisedelmaz, abril 2011 | 6 Páginas (1476 Palavras) | 16 Consultas

|

• 4.5

• 1

• 2

• 3

• 4

• 5

(1)

|

Denunciar

|

CLIQUE TRÊS VEZES PARA DAR BOA SORTE

Envie

• Tweet

Diferenças e Semelhanças

Entre Educação a Distância e Educação Presencial

"As novas tecnologias não só estão presentes em todas atividades práticas contemporâneas (da medicina à economia), como também tornam-se vetores de experiências estéticas, tanto no sentido de arte, do belo, como no sentido de comunhão, de emoções compartilhadas. Embora esse fenômeno não seja novo, ele parece radicalizar-se nesse fim de século. Trata-se de uma sociedade que aproxima uma técnica (o saber fazer) do prazer estético e comunitário "(LEMOS, 2007, p.17).

O mundo passa por grandes avanços em todos os campos, e as novas tecnologias têm sido fundamentais para modificar a forma pela qual passamos a ver e interagir com o mundo.

No que tange a educação, o processo não se deu de maneira diferente. A educação se moderniza a cada dia. Na atualidade, educadores e pesquisadores voltam seus olhos para a educação à distância, discutindo sua validade, limitações e, principalmente, fazendo comparações com a educação presencial.

O que se percebe é que a grande oferta de cursos nesta modalidade tem se tornado um atrativo para grande parte da população. Entre os atrativos citados está o custo mais baixo em relação a um curso presencial e a flexibilidade de horário para os estudos. Entretanto, antes de optar por esta modalidade de ensino, é necessário que alunos e professores levem em consideração as semelhanças e diferenças entre a EAD e a educação presencial, para assim decidir qual delas se adéqua melhor ao seu perfil.

Uma das maiores diferenças entre educação virtual e presencial pode ser cultural, pois ainda é muito latente o "pré-conceito" a respeito da educação virtual. Há uma grande dose de desconfiança quanto a qualidade e idoneidade dos cursos oferecidos na modalidade virtual.

Atentos a essas discussões, traremos, neste tópico, comparações entre essas duas modalidades de ensino.

Podemos citar como principais diferenças:

O espaço físico: enquanto professores em cursos presenciais e alunos tratam do conteúdo do curso em uma sala de aula tradicional, com cadeiras, lousas e portas fechadas, na EAD a escolha do ambiente fica a critério tanto dos professores quanto dos alunos. O conteúdo disponibilizado pode ser acessado de qualquer lugar do planeta, bastando para isso, um computador conectado à internet;

Recursos utilizados: se fizermos uma análise da evolução dos recursos utilizados efetivamente pelos professores na educação presencial, veremos que houve pouca alteração, resumindo-se basicamente na troca das lousas verdes com giz coloridos para o quadro branco com marcadores. Os mais ousados adotam o uso de um DVD, retro-projetor ou um projetor. Na educação a distância, porém, é imprescindível a utilização de novas tecnologias de comunicação; esta é uma constatação inicial que não se pode deixar de fazer. Em conseqüência dessa relação (ou dependência), a EAD pode ser definida em função da tecnologia predominante no momento, e tornou-se atualmente sinônimo de educação via Internet, on-line, virtual e outras expressões semelhantes (PONTES, 2010, p.4).

Na educação presencial, é possível ao aluno terminar um curso mesmo que não tenha

aprendido a escrever em um quadro ou a utilizar uma transparência. Na educação a distância atual, o aluno é obrigado a interagir com o meio utilizado, o que torna a aprendizagem múltipla, pois além do conteúdo aprende-se ainda a usar novas tecnologias;

Aulas assíncronas: O horário escolhido pelo professor e pelos alunos não precisa ser o mesmo. Manhãs, tardes, noites, madrugadas e feriados podem ser utilizados por ambos os lados;

Postura do professor: No que se refere à produção de conteúdo e relacionamento com os alunos, é semelhante nas duas modalidades. Na educação a distância, talvez mais do que na presencial, o professor precisa ter grande parte de sua atenção voltada para a organização e disponibilização do conteúdo, a fim de não transformar o curso em um bicho de sete cabeças, que pode ser motivo para a desistência de muitos alunos. Cabe ainda ao professor, rever sua postura em cursos EAD pois, diferentemente da maioria dos cursos presenciais, o conteúdo não pode ser transmitido aos alunos fechado nele mesmo. O conteúdo deve ser construído com a contribuição dos alunos, expondo suas dúvidas, experiências e resultados de pesquisas, e assim costuma ter resultados superiores quando comparado ao conteúdo proposto unicamente pelo mestre;

Postura dos alunos: em EAD os alunos são motivados a adotarem uma postura ativa diante do que está sendo proposto. Diferentemente do que ocorre em cursos presenciais, nos quais a passividade é solicitada em muitos casos para que o conteúdo pré-planejado seja ministrado na íntegra.

O tratamento do conhecimento: Em EAD, o ensino e a aprendizagem ocorre de professor para alunos, de alunos para professores, e de alunos para alunos. Vemos aqui uma perfeita aplicação do desenvolvimento humano não apenas de forma interacionista de Piaget, mas também em uma perspectiva sócio-interacionista de Vygotsky. Enquanto ocorre a interação dos participantes com o conhecimento construido, adquirindo ou expandindo suas habilidades nas novas tecnologias, observa-se o desenvolvimento pela interação social destes. Devido a uma

acessibilidade abrangente do curso, dele fazem parte, alunos e professores dos mais variados lugares do planeta. Cada um com seus costumes, história de vida e experiências, o que enriquece significativamente o aproveitamento de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com