TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao Especial

Artigo: Educaçao Especial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  2.107 Palavras (9 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 9

mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmgffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffxcbnrtceuytfowertbwo37rycwudhxawlneuryw4tyvb Pedagogia -Licenciatura

Letramento e Alfabetização

Flavia OliveiraVitti Silveira 379011

Maria Helena Galego 379061

Solange C B Marciano 379059

Ler e Escrever

Tutora á distância:Denise FB Marquesin

AGUDOS-SP

2013

Introdução

Nossa alfabetização:

Relembrando e relatando como foi o processo de alfabetização do grupo, todos foram alfabetizados na 1° série com cartilha, ninguém foi alfabetizado antes de entrar na escola. A nossa alfabetização ocorreu assim que entramos no primeiro ano de escola. Não houve nenhum contato com adulto ou criança mais velha, para o nosso processo de alfabetização, só com a professora mesmo. Todos tiveram uma ótima recordação sobre o processo, e isso tornou o nosso desenvolvimento como alfabetizados como um grande sucesso. Compartilhando as idéias marcantes, sentimentos e emoções no processo de alfabetização. Era usada na época uma cartilha que carregávamos com muito carinho devido a várias histórias que nos encantava, que achávamos o máximo. E nela continha histórias que ficarão marcadas para sempre. Adorávamos quando a professora juntava a consoante com a vogal e cantava uma musiquinha das famílias das silabas como, ela lia com a turma parecia um coral, por exemplo:b com a = ba, b com e = be .......e assim sucessivamente e depois cantava ba be bei bo bu,repetindo 3vezes. Nunca vamos nos esquecer de como foi bom ser alfabetizados de forma paciente e dinâmica. Então podemos concluir que é muito importante essa fase na vida da criança.

Estar Alfabetizado é: ( Flávia,Maria Helena e Solange)

Estar alfabetizado é ir muito além de usar códigos, além de dominar a leitura e a escrita, é ser capaz de ler e escrever. É necessário pensar em possibilidades de interpretar o que se ler e se escreve. Estar alfabetizado não implica em apenas conhecer o código alfabético, é representar a língua dentro do nosso sistema, isso vai além de conhecer o código e socia-lo a um significado. O aluno estará alfabetizado quando ele for capaz de compreender várias situações problemas em relação ao saber, e isso será de conhecimento eficaz capaz de tornar sua vida em sociedade em grande sucesso. Mas para isso também temos que ter escolas preparadas e com bastantes propostas para despertar interesses nesse processo tão importante na vida da criança. Devemos inserir as crianças no universo das letras e das modalidades discursivas, se formos entender estar alfabetizado como simplesmente decodificar as letras ou codificar os sons, com isso criaremos crianças alfabetizadas mecanicamente, e as essas crianças não podem ser isso, porque elas são criativas, cheias de imaginação. A criança precisa ser estimulada para se desenvolver e cabe a família incentivar comprando livros, revistas em quadrinhos, ela mesma ao ler esses livros cria sua própria historia mesmo que ela não saiba ler. Ela faz leituras através da observação do desenho, conta sua própria história não precisa necessariamente de palavras para estimular a criança, o mundo dos livros e das figuras é um grande aprendizado para que essa criança possa ser alfabetizada de uma maneira que ela cresça nos conhecimentos adquiridos através da leitura das figuras, da visão mais ampla que vai alem de palavras e letras.Temos que entender atribuições de sentidos e apropriação do código, para que possa usar esse código de forma eficiente. Ter a capacidade de compreender criticar e interpretar o que se está lendo e escrevendo. Se não acontecer de forma simultânea às crianças vai aprender palavras que não saberiam para que serva, vão copiar e repetir palavras sem saber o que está escrevendo ou falando e não terá produtividade no desenvolvimento. Mas hoje não basta apenas saber ler e escrever para se estar alfabetizado para atender as exigências da sociedade, saber ler e escrever de forma mecânica não traz uma boa interação com a sociedade, o individuo tem que ser capaz de entender os significados das palavras nos variados contextos da sociedade.

É se sentir livre ou independente, imagine uma pessoa sem alfabetização, ela não consegue ler ou escrever nada sozinha, sempre precisa de alguém para estar lhe explicando ou dizendo o que está escrito aqui ou ali, lógico que cada analfabeto tem uma justificativa que explique sua não alfabetização, geralmente precisavam trabalhar e lhe faltava tempo para ir a escola. ( Flávia Vitti) .É enxergar um mundo com outros olhos, olhos de alguém que está pronto para enfrentar o mundo.( Maria Helena Galego).

É não precisar ter medo de nada, saber o que se passa, saber falar o que está sentido em todo momento. (Solange MG Barbosa) .

Alfabetizado é:

Para se estar alfabetizado nem sempre significa ter autonomia na escrita e leitura, é preciso saber os códigos observar as letras traduzir e transformar os sons. Éna alfabetização que o individuo aprende o alfabeto e todo o processo de comunicação com a sociedade. É Um processo bem mais amplo que meramente saber ler e escrever, é ensinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com