TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao Especial

Dissertações: Educaçao Especial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2015  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

Ficha de Identificação do Aluno ................................................................

Introdução.................................................................................................

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Ensino

Fundamental...................................................................................................

1 – Observação e Interação na Escola .........................................................

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na

Escola............................................................................................................

3 – Plano de Aula..........................................................................................

4 – Regência.................................................................................................

Considerações Finais.................................................................................

Referências Bibliográficas ......................................................

• IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Fabricia Neres Fernandes

RA: 366419

Curso: Pedagogia

Semestre: 6º semestre

Ano: 2014

Início do estágio:25/08/2014

Término do Estágio: 03/09/2014

Introdução

O estágio supervisionado tem por objetivo desenvolver praticas pedagógicas e metodológicas estudadas até o presente momento do curso de pedagogia.Visando a importância para instrumentalizar o estudante de pedagogia e futuro profissional da educação para que o mesmo se familiarize com a prática docente.

A prática em sala de aula, nos mostra como será o nosso cotidiano sendo professor. A cada movimento social percebemos que para educar, precisamos de uma rede de suportes que vá além dos esforços para alfabetização e letramento.

Enquanto estamos estudando apenas as são trabalhadas a teorias e não temos ideia do que vai acontecer em uma classe com vinte e cinco alunos ou mais, onde cada uma das crianças tem o seu jeito de pensar, agir e um ritmo de aprendizagem diferente, sendo assim os docentes devem estar preparados e atentos, sempre refletindo sobre sua prática docente.

“A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é: aprender e ensinar e ensinar e aprender”. Ambas constituem um processo dinâmico.

Transmitir conhecimentos é um processo de atuação do professor sobre o desenvolvimento do aluno, fazendo com os mesmo possa atuar; levando suas experiências para a escola e trazendo para a sociedade cidadãos que visa uma aceitação dos objetivos coletivos.

Este relatório visa descrever as atividades exercidas durante o estágio supervisionado no Ensino Fundamental II. Foi realizado na Escola Municipal Eduardo Pereira Calado localizada na Cidade de Novo Horizonte do Sul/MS, na rua João Camargo Sobrinho, Nº 600, centro, na sala do 5º ano do ensino fundamental II, o mesmo foi realizado pela aluna: Fabricia Neres Fernandes do curso de pedagogia, acompanhando o trabalho da professora: Eva Feltrin. Foram realizadas entrevistas, leituras, observações e regência que permitiram a construção do relatório do Ensino Fundamental II.

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Ensino

Fundamental.

As atividades realizadas no estagio supervisionado do ensino fundamental II foram: a Observação e participação na sala de aula; Planejamento, Regência, Entrevista com responsável, e elaboração do relatório final. Antes de tudo me apresentei-me para professora da sala que estagiei. Todos nós acadêmicos fizemos uma reunião com a coordenadora da escola, e entregamos a carta de apresentação. E então na semana seguinte começamos a estagiar, começando com observação e a regência na mesma semana.

II – DESENVOLVIMENTO:

1. Observação e interação na Escola

No primeiro dia em realizei a observação participativa, a professora apresentou-me aos alunos, explicou porque eu estava ali e iniciou sua aula normalmente. Durante o período que permaneci na sala de aula, procurei participar ativamente, auxiliando a professora com os alunos, atendendo individualmente os alunos enquanto realizavam as atividades propostas pela professora.

Na sala, a professora também seguia sua rotina com uma conversas informais com os alunos sobre o dia anterior. Logo depois corrigia o dever de casa e em seguida começava a aula apresentando o conteúdo.

Muito prestativa, a professora atendia todos os alunos, tanto coletivamente como individual, dando o suporte necessário para a realização das atividades, explicando o assunto e tirando as duvidas.

A relação dos alunos com a professora era muito amigável, ela demonstrava um enorme carinho com os alunos. Era um exemplo a ser seguido. Os alunos por sua vez demonstravam muito respeito e simpatia.

O resultado era percebido nas horas das conversas, das atividades e das brincadeiras, onde todos trocavam experiências e participavam ativamente.

A professora trabalhou mais com o livro, e me sugeriu que trabalhasse também.

2. Entrevista com o responsável pelo processo ensino- aprendizagem na escola

Identificação da Escola: E.M Professor Eduardo Pereira Calado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com