TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao fisica

Por:   •  25/5/2015  •  Monografia  •  2.418 Palavras (10 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Federal de Goiás;

Campus: Catalão; 26 de Março de 2013;

Curso: Educação Física 5° Período;

Matéria: IPC (introdução de pesquisa cientifica);

Docente: Dra Lana Ferreira

Discente: Arthur Fernandes Cunha;

Tema

O ensino da Educação Física ainda não consegue aliar teoria e prática, em algumas escolas há o ensino da prática mas sem a abordagem prática, e em outras acontece o contrário, assim a pesquisa abordará como acontecem as aulas de futsal na escola privada Sagrado Coração de Jesus, de Pires Do Rio (GO).

Justificativa

Durante minha vida escolar na escola privada Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Pires do Rio – GO, sempre percebi que as aulas de educação física se resumiam em ir para quadra jogar bola, sem maiores instruções. Não recebíamos orientações teóricas sobre as regras ou como deveríamos nos posicionar corretamente durante as aulas.

A escola mantinha um time que disputava campeonatos extraescolares e a atenção mais focado do professor era para esse time, enquanto os outros alunos jogavam de qualquer maneira apenas como uma forma de passar o tempo. A escola não tinha uma política pedagógica voltada para o desenvolvimento das aulas de educação física.

Na época eu não imaginava uma Educação Física sem futebol ou voleibol, e quando eu entrei na faculdade, em 2011, tive uma surpresa bastante positiva, percebi que a Educação Física é bem mais que só futebol e voleibol, é uma área onde o campo de trabalho e pesquisa e muito amplo, é o futebol e o voleibol entra sim nessa perspectiva de ensino nas escolas, mais não de formar atletas de ato rendimento, mais sim estimular a coordenação motora, a socialização dos alunos.

A opção de desenvolver a pesquisa vem do fato de agora, estudante de Educação Física, tenho condições de entender os motivos pelos quais os professores agiam de tal forma bem como entender a realidade do ensino da Educação Física nas escolas privadas.

No intuito de especificar e dar qualidade a minha pesquisa, fiz a opção pelo ensino do futsal nas aulas de Educação Física. É preciso que se faça uma pratica pedagógica coerente, tanto na Educação Física escolar tanto na prática esportiva, já que, este conteúdo é considerado com tal. Não basta, ensinar o futsal como características do jogo, do esporte ou da brincadeira, elementos táticos ou técnicos, não basta priorizar habilidades que muitas vezes nem irão se manifestar, ou excluir no sentido de desprezo a pratica, também não podemos ignorar esses aspectos que são inerentes a essa modalidade, mas acima de tudo o que devemos propor são os elementos pedagógicos trazidos para dentro da educação.

O intuito de se trata o futsal como modalidade na escola privada de Pires do Rio é buscar compreender de que forma tal esporte é instruído nessas instituições, uma vez que Nozaki (2004) cita.

Se nos detivermos olhar ao ensino das camadas médias da classe trabalhadora, mas sobretudo o da classe burguesa, presenciamos a educação física presente, sendo oferecida humana. Por outro lado, a educação física aqui só e oferecida na forma da aptidão física, pois trata-se de uma reprodução do modelo dominante das manifestações culturais no campo extraescolar, seja na forma de esporte, da dança, da ginastica e assim por diante. (NOZAKI, 2004, p10).

Ainda referindo –se a Educação Física nos espaços escolares privados, podemos nos atentar para a citação de Lopes (2004) que traz em suas palavras.

Voltando o assunto a ser tratado, o Futsal reina nas escolinhas de esporte, que tornaram o lugar das tradicionais e ultrapassadas aulas de Educação Física dos colégios (por enxergar uma visão mais consciente), que a aluno deverá escolher no mínimo uma atividade física (modalidade esportiva) entre as oferecidas pela escola, e devera frequenta as aulas. Assim, referindo-se ao Futsal, esses colégios dão espaço para profissionais da área qualificados, da mesma forma que cobrarão, com certeza, todo um trabalho bem planejado e bem executado desses profissionais. Por isso mesmo, já há alguns anos, os colégios particulares vêm revelado bons jogadores para a modalidade, nas categorias inferiores, e apresentando equipes de bom nível em jogos escolares a ate campeonato de Ligas (LOPES, 2004, p.71)

Problema

Como se configura a prática da modalidade Futsal na escola Sagrado Coração de Jesus na cidade de Pires do Rio (GO)?

Objetivo Geral:

Compreender a prática da modalidade Futsal na escola Sagrado Coração de Jesus na cidade de Pires do Rio (GO).

Objetivos específicos:

   - Conceituar e contextualizar sobre a prática pedagógica da Educação Física, pratica pedagógica do esporte futsal.

             - Detectar os fatores que norteiam as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física que atuam com o futsal.

               - Identificar quais metodologias são abordadas nas aulas de futsal.

Como demostrado por Voser e Giusti (2002), nas escolas de hoje em dia , é difícil encontrar o futsal como um jogo lúdico, não que este seja mostrado também nas escolas, considerando que lúdico, segundo Huisinga (2007), compreende o jogo desligado de interesses materiais e competitivos, praticado dentro das regras, tempo e espaço e este se repousa no divertimento, estimulado suas vivencias e novas experiências motoras, inovando regras individuais com objetivos próprios , adaptado quando necessário o futsal das aulas de Educação Física para que assim este esporte seja apropriado para a pratica na escola, deixando de ter regras institucionalizadas, passando a ter o intuito ligado ao acesso dos alunos para a sua pratica.

Porem e possível trabalhar o conteúdo esportivo com todos os alunos de forma que se discuta seu intuito na variação de regras, possibilidades de vivencias, identificando as diferenças e elegendo alternativas de execução, para então se tornar real a apropriação dos alunos com o fenômeno esportivo, mas também as transformações como fenômeno educativo.

Os eventos esportivos são grandes incentivos para a participação dos alunos nas aulas de Educação Física, sendo as Olimpíadas, Copa do Mundo de Futebol, e em especifico as Olimpíadas Escolares, evento este que mais se aproxima da realidade dos estudantes pela oportunidade de participação que os mesmos podem estar envolvidos. Para agregar um maior numero de alunos algumas escolas se apropriam da boa estrutura física, material e financeira, buscando através de um esporte com maior ênfase no cenário nacional, para que assim esses alunos tragam bons resultados a partir desses jogos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com