TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação

Artigo: Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

Formação Continuada de Professores do Ensino Médio

“Essas finalidades não são disciplinares, mas emergem da contribuição de cada disciplina, cada área, cada experiência vivida dentro e fora da escola oferece no processo formativo ao longo da vida”. Em vista dessa consideração, escreva um texto no qual você evidencie as contribuições do que você ensina para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral de seus alunos.

Sabemos que quando se trata de conhecimento o currículo é o pilar para o mesmo, porém a educação possui finalidades relevantes e que devem ser levadas em consideração na construção desse conhecimento, levar a aquisição desse conhecimento através de situações do cotidiano é de suma importância, entretanto devemos ter cuidado para que o conhecimento cientifico se torne obsoleto, o que seria um retrocesso ao processo educacional.

O currículo base deve partir do conhecimento e somente então ser levado as particularidades regionais, estas por vez devem enriquecer o mesmo no sentido de tornar o conhecimento mais atrativo aos jovens, e ao mesmo tempo torna-los cidadão críticos e responsáveis, ou seja, torna-los cidadão autônomos.

O conhecimento escolar tem a capacidade de desenvolver o lado cognitivo do estudante, bem como sua formação ética e política, a partir deste momento como professores estamos formando jovens autônomos, pois a pura memorização conhecimento não significa um aprendizado eficaz.

A pesquisa é um fator essencial para o aprendizado do aluno, pois através desta forma-se jovens críticos, que buscam pelo aprender e soluções diversificadas para um mesmo problema. Nesse momento tem-se a autonomia, fato de importante incorporação ao conjunto de conhecimentos e aprendizados.

O professor possui como papel principal transmitir o conhecimento e ao mesmo tempo instigar o aluno a mais conhecimento, através de questionamentos e indagações, utilizando o método da investigação seja através de um livro, uma experiência ou a utilização de novas tecnologias, que podem ser relacionadas ou não ao cotidiano do aluno. A partir deste momento o aluno encontra a necessidade de busca por respostas e se vê diante de vários questionamentos, a busca por estas respostas faz com que seja obtido novos conhecimentos e soluções de diversas formas possíveis obtendo a resultado esperado pela educação de um jovem, a autonomia do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com