TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação

Resenha: Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Resenha  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

Educação todos nós seres humanos independentes de cor, raça, credo, participamos e recebemos de alguma maneira, pode ser na família (casa), na religião, na rua, na escola, na sociedade em geral.

Educação é diferente de cultura para cultura, não devemos generaliza-la, pois cada povo tem os seus costumes e práticas. O texto diz há muitos anos os governantes pediram para os índios que mandassem alguns dos seus jovens para estudar em escolas da capital e os chefes da tribo com todo o respeito recusou e agradeceu, pois na sua recusa os índios alegaram que as nações são diferentes, que a concepção de ver as coisas são bem diferentes, e que as ideias de educação era diferente também, alegaram que muitos dos seus guerreiros que foram estudar na escola dos homens brancos quando voltaram, não davam mais importância para as coisas mais importantes que eram o respeito pela floresta, ficaram mais frágeis, não sabiam mais fala a língua, não sabiam mais caçar, se tornaram imuteis para a aldeia. E para mostrar todo o seu respeito, fizeram uma oferta contraria, pediram para os governantes que mandassem seu jovens para a aldeia onde lhes ensinariam tudo e os formariam em homens.

Então podemos afirmar que não há somente uma forma de educação, pois as culturas são diversas e os conceitos de formação tem uma variação muito grande de lugar para lugar, mesmo sendo no mesmo país.

Pedagogia – Na Grécia antiga os filhos dos nobres tinham um “paidagogo”, um escravo que seu único dever era guiar especificamente esta criança a escola.Nos tempos atuais, existem outras conotações para o terno pedagogia.

Entre o final do século XIX e inicio so século XX, Durkheim conceitua “pedagogia”, “educação” e “ ciência da educação”.

Pedagogia é vista como literatura de contestação da educação em vigor, interfere no pensamento utópico.

As teorias que compõe as ciências da educação são: a sociologia e a psicologia, Durkheim por sua fez coloca a sociologia como substituta da filosofia na questão da educação, já a psicologia deve formar um embasamento para a didática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com