TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação

Artigo: Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 2

O ESPAÇO PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL

ORIENTAÇÕES: Caro(a) aluno(a), continuando ainda o estudo do capítulo 3, do livro "O Espaço Pedagógico", continue respondendo as questões abaixo, retornando ao texto sempre que necessário.

2ª AA QUESTÃO 01

Vocês viram no estudo do capítulo, que é preciso considerar a força da cultura escolar, pois ela conforma modos de pensar e de agir nos sujeitos, determinando as práticas educacionais.

Para superar essa lógica, é preciso, por exemplo, considerar que os alunos têm ritmos diferentes de aprendizagem, sendo fundamental respeitar esse ritmo. Para tanto, alguns aspectos devem ser pensados no uso do espaço e do tempo na Educação Infantil, na formação de novas gerações.

De acordo com o que foi estudado, assinale nas alternativas abaixo, (V) para as que correspondem a aspectos verdadeiros e (F) para as que correspondem a aspectos falsos:

A importância do processo de adaptação e reconhecimento do espaço pela criança.

A relevância do espaço e de seu uso para o desenvolvimento infantil.

O espaço como elemento que possibilita o desenvolvimento de múltiplas habilidades e sensações.

A interligação do espaço e o estabelecimento de uma rotina(tempo) a ser vivenciada pela criança.

O tempo controla nossas ações, não oferece a sensação de segurança e não é responsável pelo estabelecimento de uma rotina.

2ª ACQF QUESTÃO 01

Assinale a alternativa que corresponda à definição correta de Ensino Simultâneo.

Reconfiguração das relações hierárquicas e profissionais que estabelecem novas regras e novas ordens fazendo surgir novas situações nas relações cotidianas vivenciadas pelos atores que compõem o cenário educativo.

Evidencia toda a dinâmica da historicidade da escola, permitindo desnaturalizá-la, repensá-la em suas especificidades como uma instituição histórica da modernidade.

Classificação uniforme dos alunos por critério de idade, mas, sobretudo, pelo nível de conhecimento com intuito de obter uniformidade e padronização do ensino.

Modalidade de ensino é centrada na ação do professor e na atenção simultânea dos alunos, os quais são agrupados em uma mesma sala concebida como homogenia tendo critério a idade e o nível de escolaridade para que o professor ensine a mesma matéria, ao mesmo tempo, para todos os alunos.

Distribuição das matérias escolares entre os diversos níveis da escolaridade, as quais seriam ministradas em todas as séries com aumento crescente de intensidade e aprofundamento do conhecimento.

2ª ACQF QUESTÃO 02

Pensando na relação estabelecida entre os tempos de infância e os tempos de escola, assinale nas alternativas abaixo V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas:

A organização do tempo escolar expressa a maneira como determinada instituição concebe a infância, o desenvolvimento da criança, o papel do educador e a função social da escola.

O tempo é ordenador das rotinas e atividades a serem desenvolvidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com