TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Básica Universal

Pesquisas Acadêmicas: Educação Básica Universal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do Projeto Interdisciplinar

Tema: Alcançar a Educação Básica Universal

O segundo objetivo traçado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para o Desenvolvimento do Milênio, foi a Educação Básica de Qualidade Para Todos. Com isso estão sendo desenvolvidas em todo o mundo, diversas iniciativas que contemple de forma eficiente e eficaz a causa prioritária que é a garantia de que até 2015 todas as crianças, de ambos os sexos, tenham recebido educação de qualidade e concluído o ensino básico.

Quando falamos de Educação, é importante salientar que o processo pelo qual um indivíduo percorre até uma alfabetização, vai muito além da habilidade de ler e escrever. A ação alfabetizadora deve ser desenvolvida contemplando uma formação cidadã, cultural e crítica. A cidadania aqui tratada refere-se à participação democrática, a e a possibilidade de reflexão sobre suas escolhas e oportunidades.

Uma Educação Básica de Qualidade para Todos os cidadãos brasileiros possibilita uma consciência coletiva de seus direitos e deveres perante a sociedade, e que por consequência um desenvolvimento sustentável de um país em desenvolvimento. Entretanto, mudar o processo educacional brasileiro exige grande esforço, ainda mais em um país que teve um despertar tardio para a importância da educação em seu desenvolvimento.

Segundo a ONU, cerca de 1,7 milhões de professores são necessários para alcançar a educação primária universal até 2015, o segundo dos oito objetivos do Milênio.

Alguns motivos pelos quais as crianças que estudam no ensino básico desistem da escola são: alta taxa de reprovação, o aprendizado lento, a falta de orientação, e ainda, o trabalho infantil, por precisarem ajudar suas famílias financeiramente.

Palavras chaves: Educação, Básica, Crianças,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com