TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Como Pratica Social

Trabalho Escolar: Educação Como Pratica Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  2.675 Visualizações

Página 1 de 2

Formulário de Entrega de Atividade

Disciplina: GDSM2 - Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola

Tutor: _________________

Aluno: _________________

Muito se discute a educação como uma prática social sendo a base dos cidadãos e ocorrem em diferentes lugares e momentos, devendo ser ressaltada por meio dos diferentes níveis, ciclos e modalidades educativas. Outra parte importante é o Conselho Escolar que deliberam junto à escola, envolvendo toda comunidade.

Além disso, educação com qualidade é sem dúvida a inclusão na formação dos alunos, bases de convivência, investimento no desenvolvimento das capacidades de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser participativo e consciente. Há muitas situações que poderiam fazer referência à qualidade na Educação, por exemplo, professores bem remunerados, reavaliação da progressão continuada, maior interesse dos alunos, responsabilidades por parte dos pais, etc.

Outro fator existente, é o Conselho de Escola que se constitui em um colegiado de natureza consultiva e deliberativa, é formado por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar: funcionários, professores, pais, alunos, presidido pelo Diretor. A escolha dos membros é feita por meio de eleição entre seus pares: professores, pais, alunos, exceto diretor e funcionários. O Conselho pode estabelecer metas, planos educacionais, o calendário escolar e aprovar o projeto pedagógico da escola, estimulando também os pais a acompanhar os estudos dos seus filhos e os acontecimentos na escola.

É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, todos se conscientizem de que a educação com qualidade não depende somente do professor ou dos diversos segmentos da escola, mas sim da participação de todos transformando a escola em um ambiente mais democrático e transparente,

compreendendo a concepção do tema Educação de Qualidade, priorizando e analisando-a.

Referência Bibliográfica:

Apostila de Gestão Democrática nos Sistemas e na escola

http://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=14584&chapterid=11041

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com