TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIA DO PROFESSOR NA PRÁTICA SOCIAL E PEDAGOGICA COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: Uma Resenha

Pesquisas Acadêmicas: INFLUÊNCIA DO PROFESSOR NA PRÁTICA SOCIAL E PEDAGOGICA COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: Uma Resenha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 3

Respeito à diferença é o caminho para a igualdade.

Procurar informações sobre as diferenças é o primeiro passo para desconstruirmos alguns mitos arraigados na nossa cultura sobre as pessoas com deficiências é preciso promover o respeito pela dignidade, direito, acessibilidade, combater o preconceito e algumas práticas que temos pela falta de conhecimento. Devemos ver a pessoa com deficiência como seres capazes de contribuir para com a sociedade, afinal mesmo com nossas peculiaridades individuais temos nossas obrigações a cumprir. "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade." (Artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos).

Estamos caminhando para a inclusão de pessoas com deficiência, mas ainda existem muitas dificuldades e obstáculos que as crianças encontram ao entrar na escola, por isso nem todas vão às aulas, por falta de acessibilidade. O ambiente escolar é para a criança fator de interação.

A pessoa com deficiência geralmente precisa de atendimento especializado, seja para fins terapêuticos, ou para que possa aprender a lidar com a deficiência e desenvolver as potencialidades. Podemos excluir a idéia que o responsável pela integração é apenas o professor dentro do reduto chamado sala de aula, uma política de integração social exige modificar o papel do professor e a dinâmica das relações sociais dentro e fora da sala de aula. Na verdade, é a partir da construção de um projeto pedagógico voltado para a diversidade que a proposta de integração começa a se contextualizar no sistema de ensino.

Nick Vujicic no filme “O circo das borboletas” nos relata de forma humana e sensível como devemos perceber as diferenças sejam elas quais forem. O personagem principal não possui os membros superiores e inferiores e é tratado como uma atração bizarra em um circo de horrores onde as pessoas o vêem com dó é tratado como “perversão da natureza”, “pessoa a quem Deus virou as costas” resolve então fugir para o circo das borboletas, que possui esse nome, pois o dono do circo consegue ver nos excluídos pelas diferenças o belo, valorizando as potencialidades e não salientando as dificuldades de uma pessoa com deficiência, nesse circo o personagem de Nick descobre as suas potencialidades e começa a se ver como um uma pessoa que possui características boas e que ele não é a deficiência.

A principal barreira para os professores e todos os cidadãos é lutar contra as impossibilidades que a sociedade coloca ao deficiente. Devemos exaltar as capacidades, não os vermos como objeto de caridade e visualizá-las como portadoras de direitos. E como tal são capazes de reivindicar seus direitos e a tomada de decisão de suas vidas.

“Pessoas com deficiência têm o direito…

• Ao respeito pela sua dignidade humana…

• Aos mesmos direitos fundamentais que os concidadãos…

a direitos civis e políticos iguais aos de outros seres humanos…

a medidas destinadas a permitir-lhes a serem o mais auto-suficientes possível…

• A tratamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com