TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Comparada

Ensaios: Educação Comparada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  4.103 Palavras (17 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 17

MÓDULO:

EDUCAÇÃO COMPARADA – 50h

O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO COMPARADA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Com base em suas leituras e no texto da autora Martha Marcondes (2005), “Educação Comparada: perspectivas teóricas e investigações”, disponível em http://www.redalyc.org/pdf/715/71570107.pdf (Anexo 01), responda as questões 1 a 3:

1. Conceitue educação comparada e explique sua importância para o sistema educacional.

R: Significa ter uma aproximação melhor, para que possamos visualizar as suas semelhanças e diferenças, que estão relacionadas a duas ou mais educação, que são comparadas em diversos países. Isto possibilita a identificação do que aparentemente da certo ou errado em uma determinada nação, cidade ou até mesmo estado, para que assim possa melhorar a educação de seu próprio lugar onde vivemos.

É correto afirmar que a educação comparada, é um terreno fértil e que possui uma ampla perspectiva, devido a sua potencialidade e tratando-se de um vasto espaço de construção do conhecimento, que podemos verificar em várias subáreas das ciências sociais e humanas, que se situam nas fronteiras da elaboração do saber.

Sua importância, consiste em listar e propor alternativas de solução para os problemas da educação brasileira, identificando os problemas da educação, ampliando sua compreensão histórica e geográfica, refletindo sobre eles e compreendendo os fenômenos educacionais dos diferentes países, analisando assim semelhanças e diferenças históricas e geográficas e interesses do Brasil com outros países, com relação a educação.

2. Faça uma síntese da origem dos estudos da educação comparada a partir da obra de Marc-Antoine Julien.

R: A educação comparada segundo Marc-Antoine foi enunciada no principio de oitocentos, logo quando começou a ganhar dignidade acadêmica no século XX.

Esta expansão, não ocorre apenas sob o signo da uniformidade das abordagens, mas também ocorre em situações de dificuldades de afirmações cientifica. É preferível compreende-la como uma possível resposta ao momento histórico e a incapacidade da ciência da explicação única, para explicar as complexidades do mundo.

Uma síntese de contributos anteriores dá sentido aos processos educacionais, elucidando e nomeando relações espaciais, implicando na evolução histórica e possibilitando exigências tecnológicas, dimensionando e mobilizando a consciência ideológica. Localizando assim, aspectos condicionantes ou até mesmo determinantes, para centros e periferias, fluxos de relações ou conflitos, homogeneidade ou heterogeneidades.

Estas tentativas de saber as razões explicitas e as implícitas das políticas, a consistência das vontades, o alcance a ser realizado e todo o contexto do significado do não cumprido.

3. Que cuidados devem ser tomados quando se faz uma comparação entre um sistema educativo e outro.

R: Ao realizar-mos comparações entre um sistema educativo e outro, devemos levar em conta os cuidados com a cultura daquele povo, os seus costumes, seus valores regionais, seus problemas sociais e econômicos, seus anseios políticos, seus planos de desenvolvimento, o que eles esperam do seu futuro e os benefícios que esperam alcançar como nação, também é preciso estabelecer as relações com as demais instituições educativas e culturais e todos os efeitos que produzem em uma contextualização geral em que estão situadas.

Um território nacional ou um espaço cultural, não pode ser tratado como unidade homogênea, uma vez que são espaços percebidos, modelados, influenciados por políticas externas, vividos por indivíduos diferentemente. Outro aspecto a ser considerado no âmbito dos estudos comparados relaciona-se com as diferenças geográficas, e é desta forma que o sistema educativo é construído, mais para as sociedades imaginadas ou idealizadas do que para sociedades reais.

4. Qual é o papel da educação comparada nesta era de globalização, em referência aos aspectos econômicos, sociais e culturais?

R: Assim como a globalização, os aspectos econômicos, culturais, sociais, estão interligados entre si e assim a unificação da educação, é resultado da política desses países em busca de um melhor desenvolvimento.

O Papel da educação comparada no âmbito da globalização refere-se:

• Aos aspectos econômicos;

• Culturais e sociais, que esta caracterizada pela sua estrutura administrativa geral, habitualmente fundada, controlada e financiada pelo estado;

• Sistema escolar internamente diferenciado segundo níveis sucessivos;

• Diversos cursos e correspondentes, exames finais da escolarização;

• Organização dos processos de ensino e aprendizagem em sala de aula, segundo grupos de idade e características, unidades de tempo uniforme, regulação governamental ou pública de tais processos de ensino e aprendizagem, por meio de exigências mais ou menos detalhadas em forma de programas de estudo;

• Diretrizes e planos, exames e configuração de papéis característicos para professores e alunos até certo ponto;

• Profissionalização dos professores e métodos de ensino, além de uso de certificados;

• Diplomas e credenciais para vincular as carreiras escolares, com as carreiras profissionais e conectá-las a seleção nas escolas, com a estratificação social e também com o processo de crescente globalização dos aspectos econômicos, sociais e culturais, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com