TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Continuada

Artigo: Educação Continuada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Neste relatório de atividade, iremos abordar a confecção de uma peça cilíndrica, com seus respectivos procedimentos de usinagem, passo a passo, e também suas medições realizados através do processo de rugosidade, sendo de extrema importância para o entendimento do trabalho.

Objetivo

Utilizar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e aplicar na pratica, com a confecção da peça citada acima confeccionada em um maquinário chamado Torno .Também a sua rugosidade sendo mediada passo a passo, com o objetivo de ambientar os alunos de engenharia produção mecânica, a adaptar-se ao seu dia-dia em uma oficina de metal mecânica.

Definições

Neste tópico iremos abordar sobre os equipamentos utilizados no experimento em laboratório e tratar de suas funcionalidades. Apresentaremos também uma breve teoria sobre rugosidade.

Torno

A máquina que faz o torneamento é chamada de torno (Figura1 ). É uma máquina-ferramenta muito versátil porque, onde além das operações de torneamento, pode executar operações que normalmente são feitas por outras máquinas como a furadeira, a fresadora e a retificadora, com adaptações relativamente simples.

1-Torneamento

É um processo que se baseia no movimento da peça em torno de seu próprio eixo. O torneamento é uma operação de usinagem que permite trabalhar peças cilíndricas movidas por um movimento uniforme de rotação em torno de um eixo fixo. O torneamento, como todos os demais trabalhos executados com máquinas-ferramenta, acontece mediante a retirada progressiva do cavaco da peça a ser trabalhada. O cavaco é cortado por uma ferramenta de um só gume cortante, que deve ter uma dureza superior à do material a ser cortado.

No torneamento, a ferramenta penetra na peça, cujo movimento rotativo uniforme ao redor do eixo.

Assim permite o corte contínuo e regular do material. A força necessária para retirar o cavaco é feita sobre a peça, enquanto a ferramenta, firmemente

Presa ao porta-ferramenta, contrabalança a reação desta força.

Para executar o torneamento,

são necessários três movimentos relativos entre a peça e a ferramenta. Eles são:

1.1 Movimento de corte: é o movimento principal que permite cortar o material. O movimento é rotativo e realizado pela peça.

1.2 Movimento de avanço: é o movimento que desloca a ferramenta ao longo da superfície da peça.

1.3 Movimento de penetração: é o movimento que determina a profundidade de corte ao empurrar a ferramenta em direção ao interior da peça e assim regular a profundidade do passe e a espessura do cavaco. Variando os movimentos, a posição e o formato da ferramenta, é possível realizar uma grande Variedade de operações dentre as informadas abaixo.

Variando os movimentos, a posição e o formato da ferramenta, é possível realizar uma grande variedade de operações:

Tornear superfícies cilíndricas externas e internas.

Tornear superfícies cônicas externas e internas.

Roscar superfícies externas e internas. Perfilar superfícies.

Além dessas operações, também é possível furar, alargar, recartilhar, roscar com machos ou cossinetes, mediante o uso de acessórios próprios para a máquina-ferramenta.

2-Rugosidade

As superfícies dos componentes mecânicos devem ser adequadas ao tipo de função que exercem. A rugosidade (erros microgeométricos) é o conjunto de irregularidades, isto é, pequenas saliências (picos) e reentrâncias (vales) que caracterizam uma superfície. Essas irregularidades podem ser avaliadas com aparelhos eletrônicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com