TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Continuada

Artigo: Educação Continuada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  2.053 Palavras (9 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A educação continuada é caracterizada por representar um continuidade de modelo escolar ou acadêmico centralizado na atualização de conhecimentos, geralmente com enfoque disciplinar, em ambiente didático com a finalidade de atualização, e a educação permanente, que representa um mudança na concepção e na prática de capacitação, incorporando o ensino e o aprendizado na vida cotidiana, modificando as formas educativas, utilizando a prática como forma de estruturar o conhecimento, com bases nesses conceitos podemos perceber que são significados distintos porem bem semelhante.

A enfermagem vem tomando mais seu espaço e com isso a necessidade de se atualizar vem crescendo, historicamente era uma profissão mais assistencial curativa e com o passar do tempo visto a necessidade desse profissional, foi perdendo seu enfoque passando a atuar mais com técnicas predominantemente em ambientes hospitalares, e se tornando uma profissão com nível superior com suas especialidades.

Atualmente o curso de Enfermagem no Brasil tem a carga horária mínima do curso, em 3.500 horas, e a sua duração em, no mínimo, quatro anos (ou oito semestres letivos) e, no máximo, seis anos (12 semestres letivos), o curso tem foco nas ciências, matérias teórica e clinicas,e a ciências sociais.

O processo e formação do enfermeiro, na contemporaneidade, se constitui num grande desafio, que é o de formar profissionais com competência técnica e política, dotados de conhecimento, raciocínio, percepção e sensibilidade para as questões da vida e da sociedade, devendo estar capacitados para intervir em contextos de incertezas e complexidade.

EDUCAÇÃO PERMANENTE

A educação permanente é um meio com que os profissionais tem de se atualizar de acordo com as exigências do mercado de trabalho, pois requer que eles busquem novas formas de conhecimento, interagindo e intervindo com o meio.Tem como principais características a capacidade de autonomia,de aprender constantemente e de relacionar a teoria com a prática.

EDUCAÇÃO PERMANENTE:” processos de aprendizagem no trabalho, a partir da reflexão sobre o processo de trabalho, enunciando problemas e necessidades de natureza pedagógica. “(MOTTA)

O aprendizado continuo é um meio necessário para o desenvolvimento do individuo, no que diz respeito ao aprimoramento profissional,social e pessoal que servirá de base para toda a vida.

A ampla necessidade de conhecimento nas mais diversas áreas, indica que precisamos estar sempre atualizados, ou seja, os estudos deve ser um compromisso pessoal a ser cumprido com as mudanças e atitudes decorrentes das experiências vividas por meio da relação com o meio, buscando transformações tanto em casa, como no trabalho e escola. A educação permanente, é uma capacidade que deve ser desenvolvida, uma competência, é o aprender constante.

A organização das nações unidas de educação que descreve a educação permanente a partir do principio em que o homem se educa a vida inteira, evoluindo suas capacidades, motivações e aspirações e que suas necessidades nem sempre são emergentes.

EDUCAÇÃO CONTINUADA

A educação continuada, é toda ação desenvolvida após a profissionalização, com a idéia de aprimorar seus conhecimentos.É um conjunto de experiências subsequentes a formação inicial, permitindo ao individuo melhorar suas competências acompanhando a sociedade.

EDUCAÇÃO CONTINUADA: “alternativas educacionais mais centradas no desenvolvimento de grupos profissionais, seja através de cursos de caráter seriado, seja através de publicações específicas de um determinado campo.”(NUNES)

A educação continuada é um conjunto de práticas educativas continuadas, destinadas ao desenvolvimento de potenciais para uma mudança de atitudes e comportamentos.

Para que a educação continuada continue crescendo, faz-se necessária direciona-la ao desenvolvimento no mundo e de seus integrantes, assim, essa tarefa não se resume no de ensinar, mas sim desenvolver no profissional consciência critica e a percepção de capacidade de que sempre pode aprender um pouco mais .

EDUCAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO

O saber fazer deve ser um saber fazer bem, que leve em conta os aspectos técnicos, políticos e éticos. Para o profissional de saúde, não basta saber é preciso articular ter responsabilidade, liberdade e compromisso.

Nessa direção nos processos educativos é preciso pensar em interação, não apenas entre campos de saberes, mas entre os profissionais das diversas áreas de conhecimento.

As empresas devem buscar a capacitação e o desenvolvimento de seus quadros, pois observa-se que, atualmente nas organizações hospitalares, o contraste entre necessidades e realidade é acentuado.

Desse modo, um programa de educação voltado aos profissionais de enfermagem requer um planejamento dinâmico, participativo, interdisciplinar com objetivos definidos, buscando atender diretamente as necessidades da organização e dos profissionais.

Portanto, cabe aos enfermeiros, reconhecer a importância de procurar formas de articulação entre diferentes áreas do conhecimento, o diálogo com os envolvidos e com os que decidem para reorientar a prática das ações educativas da equipe de enfermagem nas instituições de saúde.

RESPONSABILIDADE E PAPEL PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO

Responsabilidade tem o "significado de obrigação, encargo,compromisso ou dever de satisfazer ou executar alguma coisa que se convencionou deva ser satisfeita ou executada.Uma falha pode ter consequências irreparáveis, pois uma vida que foi perdida, naturalmente é irrecuperável. As atividades da enfermagem estão intimamente relacionadas com respeito à dignidade do ser humano, impregnadas de consideração pelo semelhante. Por isto o profissional de enfermagem não pode ter apenas uma noção de ética e de legislação, estes conhecimentos e conceitos devem ser utilizados diariamente nas inúmeras atividades do cuidar, porém o que normalmente observamos é uma preocupação maior com a técnica e o procedimento deixando a atenção aos fundamentos da enfermagem em segundo plano, levando as falhas éticas e legais elementares; gerando aflições, decepções e prejuízo ao profissional e ao cliente.A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.

O profissional de enfermagem atua na promoção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com