TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação De 0 A 5 Anos

Artigo: Educação De 0 A 5 Anos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

4 REFERENCIAS.........................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho retrata o referencial a educação infantil de zero a cinco anos, faz-se um breve relato da concepção de infância, uma reflexão sobre o que consiste o cuidar e o educar, bem como, discute-se as bases do significado de cuidar e educar, a importância do planejamento das atividades e avaliações imposta as crianças, a importância da roda de conversa e o lúdico na alfabetização da Educação Infantil.

Consideramos que pensar em educação, acima de tudo, deve-se pensar no ser humano, na aquisição de desenvolvimento da linguagem, da oralidade e da escrita pelo aluno. Isso é pensar no outro, na interação, na troca de experiências, no prazer da comunicação, nas maravilhas que a leitura e a escrita podem proporcionar ao educando.

Tendo como principal caminho para elaboração do mesmo, através de pesquisas biográficas.

2 DESENVOLVIMENTO

Na antiguidade a criança era considerada fruto do pecado, miniaturas de adultos e as primeiras instituições infantis tinham a função de “guarda das crianças”.

Ao longo da história ocorreram muitas inovações para tal concepção, as mudanças históricas da sociedade capitalista no Brasil, principalmente após a década de 1980, levaram ao estabelecimento de políticas educacionais que destacaram a indissociabilidade entre o cuidar e o educar na educação infantil.

As crianças aprendem quando são estimuladas adequadamente, quando são provocadas para construção de saberes que serão significativos para ela, e assim como um sujeito de direitos, situado historicamente e que precisa ter as suas necessidades físicas, cognitivas, psicológicas, emocionais e sociais, supridas, caracterizando um atendimento integral e integrado da criança.

O referencial curricular nacional para educação infantil (RCNEI) integra a serie de documentos de Parâmetros Curriculares Nacionais elaborados pelo Ministério da Educação e do Desporto. O documento pretende “apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos á infância são reconhecidos”.

[...] A organização do referencial possui caráter instrumental e didático, devendo os professores ter consciência, em sua pratica educativa, que a construção de conhecimentos se processa de maneira integrada e global e que há inter-relações entre os diferentes eixos sugeridos a serem trabalhados com as crianças (BRASIL, p.4).

Sendo assim a ação conjunta dos educadores e demais membro da equipe da instituição é essencial para garantir que o cuidar e o educar aconteçam de forma integrada. Essa atitude deve ser contemplada desde o planejamento educacional até a realização das atividades em si.

A alfabetização se dá a partir do contexto no qual o professor envolve o aluno e promove situações para que esta ocorra de maneira natural e significativa para seus alunos, a partir de histórias, o professor provoca o aluno para fixar e formar conceitos sobre a palavra dando-lhe significado, mas, sobretudo é fundamental que a formação da criança seja vista como um ato inacabado, sempre sujeito a novas inserções, a novos recuos, a novas tentativas.

Duarte afirma que:

[...] a arte produzida pelo adulto apresenta fins e parâmetros distintos da arte infantil. Enquanto a arte adulta visa à concretização de sentimentos, segundo determinadas regras e códigos estéticos, a arte infantil não se pauta por padrões a elas exteriores. Nela, a criança se exprime de acordo com seus processos de sentir, pensar e perceber, que são diversos dos processos adultos e sofrem uma variação e evolução segundo seu crescimento. Duarte Júnior (1981, p. 106).

E para isto o professor deve saber planejar e avaliar, nessa etapa da Educação Infantil, não deve ter como objetivo reprovar ou aprovar a criança para prosseguir na própria Educação Infantil ou para poder se matricular no Ensino Fundamental. Avaliar, nesse sentido trazido pela legislação, é acompanhar o desenvolvimento das crianças de zero a cinco anos, analisando sempre as práticas de cuidado e educação que estão sendo adotadas. A linguagem oral é trabalhada através de histórias contadas, recados, dramatizações, conversas leitura de imagens, músicas e poemas. A escrita é feita com recortes, jogos, alfabeto, formação de nomes, bingos, desenhos, cruzadinhas.

O professor ao planejar e organizar suas atividades de aula deve selecionar aquelas mais significativas para seus alunos criando condições para que essas atividades sejam realizadas.

Pode-se dizer que o lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, onde a criança aprende através de brincadeiras e brinquedos, o aspecto lúdico é fator importante na alfabetização, é o maior aliado do professor, consegue alcançar o aluno de maneira agradável, sem forçá-lo a nada, pois atrai desperta curiosidade e a criatividade do aluno, o professor poderá utilizar bastante este recurso e terá resultado satisfatório, a brincadeira é uma das linguagens que se destacam na infância e é através dela que a criança significa e ressignifica o mundo, constituindo suas práticas culturais. Com a brincadeira e o jogo a criança cria, transforma, inventa, tornando o aprender um processo contínuo, simples, complexo, mas prazeroso.

Partido desde pressuposto o professor pode organizar, atividades como jogo de boliche (de plástico), que desenvolve noções motoras e físicas, noções de tempo e espaço desenvolvido com crianças acima de um ano de idade, o jogo da amarelinha apresenta o desenvolvimento do estagio físico-motor, equilíbrio dinâmico e estático; o social; o interesse, a motivação; a participação e seu comportamento aplicado para crianças dos 4 anos.

Já para se trabalhar com verbalização ou fixação da alfabetização: usaremos cantigas (borboletinha, alecrim dourado), ou parlendas (um, dois, feijão com arroz...; serra, serra serrador...).

Jogos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com