TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação De Campo

Artigo: Educação De Campo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  3.084 Palavras (13 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

Entende-se que a Educação de Campo é uma novidade para nossa realidade, porém antiga para quem luta para que a educação em escolas localizadas no interior das cidades sejam voltadas para a sua realidade.

Nesse sentido, foi desenvolvida observações e questionamentos em uma escola onde a Educação de Campo foi implantada para que se fosse possível saber como são aplicados os conteúdos escolares de acordo com essa educação.

Importante ressaltar que a direção da escola não se negou a prestar quaisquer informações sobre sua estrutura ou conduta pedagógica, propiciando liberdade para que as observações fossem realizadas a contento e ainda contando com a ajuda de funcionários como a coordenadora de disciplina e a secretária da escola.

Foram realizadas observações na escola, bem como entrevistas com funcionários que conhecessem a dinâmica da escola, para uma analise de como se trabalhar em uma escola onde há a Educação de Campo.

Dessa forma foi possível entender o fundamento da educação rural, seus objetivos, e sua finalidade e, assim, destaca-se ser enriquecedor e fundamental esta etapa na formação acadêmica e profissional do futuro docente.

Nesse sentido, a observação da pratica pedagógica, o trabalho dos professores, os conteúdos aplicados fez-se necessário para uma fundamentação na linha educacional em questão, sendo assim o trabalho a seguir apresenta informações concretas realizados no Colégio Estadual Napoleão da Silva Reis.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Observar e analisar a realidade da escola, bem como a comunidade em que essa está inserida, observar aos conteúdos trabalhados para a Educação de Campo e maneira com que é feita a escolha desses para alcançar o maior objetivo.

2.2 Objetivos Específicos

• Articular teoria e prática em relação à Educação voltada para os alunos do campo, despertando o interesse dos mesmos;

• Observar e compreender como ocorre a aplicação dos conteúdos para a Educação de Campo, bem como a escolha desses;

• Analisar a realidade da escola, a comunidade envolvida, espaço físico escolar, professores envolvidos no processo ensino aprendizagem; a diferença entre a Educação de Campo e a Educação Básica;

• Refletir a necessidade de manter os alunos no campo, tendo em vista o melhoria da qualidade de vida dos mesmo, fazendo-se necessário recorrer a Educação;

3.REVISÃO DE LITERATURA

Os conceitos fundamentais discorridos no presente relatório dizem respeito à articulação teórico-prática, referente à identidade e formação dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, aliada aos Indicadores da Qualidade na Educação como suporte principal para a pesquisa, que visam em sua variação, possibilitar mudanças necessárias ao alcance de objetivos na escola pública.

Dessa forma, compreende-se que a qualidade na escola está diretamente relacionada ao bom aprendizado dos seus alunos. Porém, uma série de fatores converge para a obtenção desses resultados, e é através dos Indicadores da Qualidade na Educação que se avalia as condições necessárias para que esse objetivo macro seja alcançado.

Respeitando a complexidade do significado do termo qualidade educativa foram organizados em sete dimensões ou sete diferentes aspectos da qualidade da escola. São elas:

I Ambiente educativo: Nesta dimensão os indicadores se referem ao respeito, à alegria, à amizade e solidariedade, à disciplina, ao combate à discriminação e ao exercício dos direitos e deveres.

II Prática pedagógica e avaliação: Aqui, reflete-se coletivamente sobre a proposta pedagógica da escola, sobre o planejamento das atividades educativas, sobre as estratégias e recursos de ensino-aprendizagem, os processos de avaliação dos alunos, incluindo a auto-avaliação, e a avaliação dos profissionais da escola.

III Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita: Aborda a proposta pedagógica para a alfabetização inicial e desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita ao longo da educação básica; aponta as oportunidades que os alunos têm para desenvolver hábitos e a motivação para leitura, incluindo uso da biblioteca e equipamentos de informática.

IV Gestão escolar democrática: Focaliza o compartilhamento das decisões, a preocupação com a qualidade, com a relação custo-benefício e com a transparência.

V Formação e condições de trabalho dos profissionais da escola: Aqui, discute-se sobre os processos de formação dos professores, sobre a suficiência, assiduidade e estabilidade da equipe escolar.

VI Espaço físico escolar: Nesta dimensão, os indicares são o bom aproveitamento dos recurso existentes na escola, a disponibilidade e a qualidade desses recursos e a organização dos espaços escolares.

VII Acesso, permanência e sucesso na escola: As perguntas principais são: Quem são os alunos que apresentam maior dificuldade no processo de aprendizagem? Quem são aqueles que mais faltam na escola? Onde e como eles vivem? Quais são as suas dificuldades? Quem são os alunos que abandonaram ou evadiram? Quais os motivos?

Esse vínculo de qualidade na escola se entrelaça às questões de identidade e formação dos profissionais que atuam nessa Instituição e que, assim, são agentes ativos no processo para tornar a escola pública o espaço adequado a aquisição de conhecimentos pelos alunos.

Questões relacionadas à identidade e formação docente tem ocupado lugar de destaque no panorama acadêmico contemporâneo, por questões políticas, teóricas e práticas. No caso da teorização e prática pedagógica, tem-se realçado a necessidade de se discutir a identidade do docente, tendo em vista que o fim do processo educativo escolar está diretamente relacionado à sua atuação.

Sobre a identidade do professor que é o principal agente processo educativo na escola, Pimenta (2005, p. 18), faz a seguinte afirmação:

A identidade não é um dado imutável. Nem externo, que possa ser adquirido. Mas é um processo de construção do sujeito historicamente situado. A profissão de professor, como as demais, emerge em dado contexto e momento históricos como resposta a necessidade que estão postas pela sociedade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com