TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Curriculo

Artigos Científicos: Educação E Curriculo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE – UNI II (PRAZO: 01/09)

1) Para o desenvolvimento de projetos de trabalho é necessário ter clareza sobre o significado de interdisciplinaridade. Baseado em nossas aulas, descreva em poucas palavras a essência deste termo.

Interdisciplinaridade é a interação entre duas ou mais disciplinas,que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conteúdos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia e dos dados da pesquisa. As propostas interdisciplinares surgiram para possibilitar livre trânsito pelos saberes, rompendo com suas fronteiras e buscando respostas para assuntos complexos.

2) Vivemos num mundo em constantes transformações que exigem posturas específicas dos professores. Comente como deve ser a preparação dos professores atualmente.

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Identificação

Nome: ROSEMARY AGUILAR DA SILVA RIBEIRO

RU: 764752

1 TEMA

Educação Ambiental e Ludicidade

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Ludicidade: brincando e aprendendo com materiais recicláveis na Educação Infantil através da construção de jogos, brincadeiras e brinquedos.

2 PROBLEMATIZAÇÃO

Qual a importância da construção de brinquedos, jogos e brincadeiras a partir de materiais recicláveis no desenvolvimento global das crianças de 2 a 5 anos e como articular esta prática ao conceito de educação ambiental e sustentabilidade?

3 JUSTIFICATIVA

Apesar da crescente preocupação com as questões ambientais e a necessidade de formar cidadãos conscientes de sua responsabilidade social e ambiental, ainda vemos que a prática docente de muitos profissionais não integra ações que estimulem o desenvolvimento de atitudes que visem tal objetivo.

Todos reconhecem a importância do lúdico para o desenvolvimento global na educação infantil, porém ignoram a importância do trabalho com materiais recicláveis para a formação de uma consciência ambiental. Talvez pela comodidade e estética de materiais lúdicos apresentados por empresas e indústrias e pelo atual contexto histórico que estimula o consumismo, algumas práticas são ignoradas. Por isso, se torna importante apresentar a esses profissionais os benefícios do trabalho docente que envolve ludicidade e educação ambiental de forma integrada, resgatando o espaço que o brinquedo vem perdendo em nossa sociedade, por causa das tecnologias e estimulando nas crianças a consciência ambiental.

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

 Apresentar os benefícios dos jogos, brincadeiras e brinquedos construídos com materiais recicláveis para o desenvolvimento integral da criança, e também para a formação da consciência ambiental.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Ampliar o conhecimento sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento infantil,

 Analisar o que as crianças aprendem nas montagens dos brinquedos e como isso contribui no desenvolvimento de suas capacidades e habilidades;

 Investigar como a escola valoriza os brinquedos e as atividades lúdicas;

 Identificar e descrever as informações sobre os brinquedos reciclados de uma instituição privada visando conhecer como as atividades são desenvolvidas na Educação Infantil.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Muitas teorias que surgiram em décadas passadas justificaram a importância do brincar. Dentre elas, a teoria de Jean Piaget e Vygotsky.

Piaget é considerado construtivista, pois acredita que a criança constrói o seu conhecimento de forma ativa na interação com o ambiente. Para ele o jogo já inicia nos primeiros anos de vida, onde este estabelece os primeiros contatos com o mundo.

Piaget (1994), “acredita que o jogo é essencial para vida da criança, e que a atividade lúdica é o berço obrigatório da intelectualidade da criança, sendo, por isso indispensável à prática educativa”., portanto para o pensador, as atividades lúdicas não são apenas um entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o seu desenvolvimento intelectual.

Vygotsky (1998) afirma que é “enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança. É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de numa esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não por incentivos fornecidos por objetos externos”.

Sua teoria afirma a importância do brincar, pois no processo de desenvolvimento, a criança constrói o seu conhecimento na relação com o meio.

Vygotsky enfatiza a importância do jogo na sua teoria, pois para ele, as crianças transferem para o seu mundo imaginário o que passa despercebido no seu mundo real, principalmente por meio das brincadeiras de faz-de-conta.

Tanto pela criação de situação imaginária como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com