TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E O Povo Brasileiro

Exames: Educação E O Povo Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2015  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

O Povo é a educação no Brasil

Com a chegada dos Portugueses nessas terras hoje conhecida como Brasil em sua bagagem trouxe os Jesuítas que tenha o papel de aculturar a população que aqui se encontrava que conhecido erroneamente como índios. Assim foi dado a inicio da história da educação no Brasil.

Com o processo de colonização e a chegada de outros povos novas necessidades apareceram.

A questão educacional só tem importância a pessoas que tinham poder, não era estendida a todos que aqui chegavam.

Os filhos desses “homem de bens” é que eram alfabetizados, pois cabiam a eles a entender as leis que era imposta pela coroa portuguesa a sua colônia.

Os filhos desses “homens de bens” aprendiam os primeiros alfabetos aqui mesmo no Brasil com certa idade eram mandados a Portugal para se formarem em direito ou medicina.

Só os homens a mulheres eram educadas para ser dona do lar.

E a maioria da população onde ficava nesse processo?

O negro era mercadoria não era nem visto com gente, os índios era um problema da igreja que os queriam para aumentar o numero de cristão católicos com medo do avanço do protestantismo na Europa e garantir um novo mundo católico.

O homem branco pobre não tinha direito a nada a não ser pagar impostos pelo pouco que produziam.

A mulher independente de sua questão de classe não tinham direito, uma o outra que se destacam na sociedade colonial.

Com a chegada da família real pouca coisa mudou ocorreu um avanço com a Faculdades que foram estabelecidas nessas terras.

O povo em sua grande maioria não tiveram acesso a educação entre o século XVI ao XIX .

No século XX com o avanço da revolução industrial a educação começa a fazer parte da população mas mesmo assim uma parcela muito pequena ainda conseguem ir a escola.

Leis foram feitas mas não garantia o acesso a educação.

A educação não era mais só para uma elite passou a ser a classe intermédia conhecida como classe media, pois eles tenham como manter os seu filhos na escola.

A criança da classe menos remunerada iniciava a sua vida no trabalho muito cedo para ajudar no sustento da família que eram muito números.

No período da ditadura militar a escola teve um processo de acesso um pouco maior do que os outros anos não por serem mais compreensivo e sim por uma necessidade do mercado de trabalho especializados, cursos técnico são oferecido para uma população mais carente e dando a entender que ali eles sairiam da sua pobreza.

Mesmo assim a educação não é para todos somente com o fim da ditadura surgem leis que obrigam a criança a ir a escola ( escola compulsória) .

Leis que garante o acesso e a permanecia no espaço escola garantido merenda, material, condução entre outros.

A educação para o povo brasileiro esta atrelado a questão econômica o acesso só foi permitida com a necessidade de mão de obras qualificadas que conheçam e saibam manusear as novas tecnologias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com