TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Em Direitos Humanos

Trabalho Universitário: Educação Em Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  4.034 Palavras (17 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 17

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COMO FORMA DE PREVENIR A VIOLÊNCIA ESCOLAR

ANCELMO MENEGUSSE

RESUMO: A violência nas escolas tem assustados muitos educadores e membros da educação, como também os alunos, esta situação tem gerado muitas discussões quanto aos motivos que levam a estas manifestações de agressões tanto por parte dos alunos para com alunos e também para alunos e professores e (vice versa), como um local onde deveria ser um local de aprendizagem, tem se tornado um local de disputa, rixas, brigas, desrespeito. O que está havendo com os jovens? A violência está sendo trazida de fora para dentro? Que papel tem a família nesta discussão e a escola? Responder a estas indagações é um ponto de partida para entender os motivos, nessa sintonia a Educação em Direitos Humanos torna-se um caminho para se buscar mudar a condição de pensamento e entendimento das diferenças que na maioria das vezes são os agentes causadores.

INTRODUÇÃO:

O tema de direitos humanos ainda é muito recente em nosso meio, lembrando que vivemos por muitos anos num ambiente de desrespeito, em um período histórico a escravidão esteve presente e outro a ditadura que foi um momento em que todos os direitos acabaram por serem suprimidos.

A sociedade acabou por adotando princípios discriminatórios, com traços fortes de discriminação e violências contra os direitos das pessoas, comportamentos estes que ao longo acabaram por serem considerados normais.

Nesse contexto a formação, entende-se que a estrutura que hoje há na sociedade, contribuíram para o aumento da violência, para reverter este quadro, entende-se que a educação em direitos humanos é um dos principais instrumentos, para a formação de uma nova cultura, e principalmente partindo do ambiente escolar, local este que tem um importante papel social.

Na escola que se introduz novos conhecimentos, e nela que os agentes envolvidos têm um importante papel para adotar uma nova consciência, ao respeito às diferenças raciais, sociais, de opção sexual, religiosa, condição econômica, política ou outra forma de expressão.

Assim o EDH dentro de um processo de ensino aprendizagem, através de uma didática e uma política pedagógica centrada e dialogada no ambiente escolar tem importante papel para a mudança.

A violência no ambiente escolar

A violência nas escolas é um dos grandes problemas enfrentados hoje no ambiente escolar, mas como essa violência se caracteriza como a mesma se forma dentro deste ambiente, será que ela tem uma formação ou e fruto da estrutura educacional que hoje? A sociedade tem qual papel na formação desta violência que atinge a escola, onde deveria ser um ambiente de formação e aprendizado, em alguns casos se torna um campo de guerra, cabe analisar e buscar alternativas para tentar resolver este problema que de forma gritante tem atingido a escola.

A violência nas escolas não é um tema apenas dos dias atuais, talvez o mesmo tenha mudado de conceito e atuação, mas acontece desde que foi observado e estudado a partir de 1970 quando estudiosos e pedagogos brasileiro buscavam explicações sobre a violência e crime. A grande questão que apesar de não ser um movimento atual, o que chama grande atenção é a forma que esta violência está adentrando na escola, antigamente a violência se dava através de depredações, pichações fato observado a partir da década de 80, nos anos 90 a violência escolar toma outro caminho onde as relações interpessoais, entre alunos e professores, mas principalmente entre alunos, torna-se mais agudo e crescente.

A partir do século XXI, isto é, agora, a violência escolar toma outros contornos e passa as ser uma preocupação constante, mas de onde surge? Ao questionar a origem deste fenômeno se vê que a violência não tem raízes apenas nos fatores externos, isto é, de fora da instituição, ainda que possamos analisar o problema das drogas, o tráfico de drogas, as bebidas, as rixas entre gangues, a condição social, como alguns dos fatores que contribuem para a geração da violência escolar.

Para entender a violência nas escolas se faz necessário analisar os fatores externos e internos da instituição de ensino. No aspecto externo a comunidade onde está inserida a escola, a relações sociais e condição social, a formação familiar. Nos fatores internos temos a idade escolar dos estudantes, o ambiente escolar, a estrutura educacional, o projeto pedagógico, a relação entre corpo discente e docente, e a próprio convívio entre os alunos, com suas diferentes culturas, raça, sexo, opções, como uns dos fatores que têm contribuído na formação desta violência.

Apesar dos fatores externos terem uma contribuição significativa na violência, é no ambiente escolar, isto é, no espaço interno que muitas destas violências se configuram e se formam, são nas diferenças sociais, culturais, sexuais, nas relações interpessoais que há uma crescente busca de agressão, por isso a escola tem um importante papel para saber lidar com estas diferentes modalidades de violência e buscar alternativas e construir uma cultura de paz e sociabilidade no seu ambiente escolar.

Entre estes dois fatores externos ou internos há uma constante disputa, primeiro que se busca acentuar o primeiro em detrimento do segundo, fato que amenizaria a responsabilidade do ambiente escolar, pois desta forma o seu enfrentamento deixa de ser uma contrapartida da escola e passa a ser uma discussão social, o fato é que não se pode analisar isoladamente cada fator, pois o fenômeno da violência escolar é um conjunto de fatores que deve ser observado.

“Segundo a professora Drª Lideli Crepaldi , psicóloga e professora da Universidade de São Paulo (USP), em seu artigo Violência no Ambiente Escolar, [...] apesar de a violência física estampar um número maior de manchetes, é a violência moral que assusta aos professores de todos os níveis de ensino, desde o infantil ao superior. [...] Problemas que atrapalham o andamento das atividades pedagógicas e os relacionamentos dentro da escola. Os casos de bullying – a violência moral entre os próprios alunos – também chocam educadores e familiares, inclusive ultrapassando os muros da escola e chegando ao ambiente virtual, onde situações vexatórias de alunos podem ser acessadas por qualquer pessoa [...] (REVISTA DO PROFESSOR, 2013, ed. 17)

Neste contexto de agressividade muitos atores são afetados neste conflito, estudos realizados pela APOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com