TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Especial

Trabalho Escolar: Educação Especial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução:

Desde Oráculo de Delfos até hoje 2010, podemos perceber que o caminho percorrido pela educação especial até a inclusão, foi muito difícil, pois existem como observei no texto cronológico muito conceitos e situações produzidas sócio- historicamente que trazem implicações diretas para essa área, tais como: a política publica educacionais voltadas á educação especial, a sociedade que carrega em sua cultura preconceitos e estigmatiza os diferentes resultando na exclusão.

Desenvolvimento:

Um fato que me chamou atenção foi em 1819, como o francês do exercito- Charles Barbier- fez a escrita por código para leitura sem luz- pontos salientes representavam 36 sons, depois de 10 anos o aluno Louis Brailler adaptou esse código militar para 6 pontos que representam 63 combinações- hoje utilizado em todos os campos.

A historia do surdo no Brasil também me despertou curiosidade e fazendo estudos percebi como ela foi crescendo em cada estudioso melhorando e fazendo novas experiências, a criação de Libras,o Alfabeto Manual e com certeza a importância do (INES) que existe desde 1857 e foi se especializando até os dias de hoje acompanhando a evolução.

O INES atende em torno de 600 alunos, da educação infantil até o ensino médio, a arte e o esporte contemplam o atendimento diferenciado do INES aos seus alunos. O ensino profissionalizante e os estágios remunerados ajudam inserir o surdo no mercado de trabalho.

O instituto também apóia o ensino e a pesquisa de novas

metodologias para serem aplicadas no ensino da pessoa surda e ainda atende a comunidade e os alunos nas áreas através fonoaudióloga, psicologia e assistência social.

Acredito que está instituição é de grande importância pois ela já existe há 150 anos, passou por varias mudanças sociais, econômicas,políticas.

O instituto sempre se preocupou com o aspecto da vida futura de seus alunos tentando sempre incluí-los na sociedade.

Uma personalidade que foi muito importante Pedro Ponce Leon (1520-1584) foi u monge beneditino, que fez uma escola para surdos no Mosteiro de San salvador em Oña burgos. Ele ensinou as crianças como escrebir a língua, instruir as crianças com gestos simples com um alfabeto bimanual.Ponce de Leon deu a partida ao alfabeto manual.

Conclusão:

Existem muitas personalidades e acredito que a cada dia nasce mais um que está estudando para mudar e ampliar os estudos sobre a inclusão, a cada estudo, pesquisa de campo a cada técnica desenvolvida, todas as personalidades serviram de base para estudos mais específicos que deram origem a essa grande preocupação incluir todos independente de como ela é... Valorizar o potencial, o melhor.

Referências bibliográficas:

BUENO, José Geraldo. Educação especial brasileira: Integração /segregação do aluno deficiente, São Paulo: EDUC, 1993.

MARCHESI, Álvaro Necessidades Educativas Especiais ,vol 3, 2 . ed. Porto Alegre Artmed, 2004.

QUADROS Ronice Mulher de. Educação de Surdos: A Aquisição da linguagem. Porto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com