TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Financeira

Dissertações: Educação Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s):

CLAUDEMIR DE MATOS NASCIMENTO /RA: 1421700

POLO

CRUZEIRO DO SUL/ACRE

2014

TG (Trabalho em grupo) Matemática

Prof. Julio Konevalick

Os objetivos desta atividade são desenvolver conhecimentos básicos de economia e mercado e matemática financeira, incentivando o aluno a acompanhar o noticiário econômico para tomar sempre a melhor decisão na hora de solicitar crédito e/ou aplicar seus recursos financeiros.

(Atividade em grupo) Por causa da atual crise na União Europeia, empresas desse bloco econômico investiram cerca de US$ 23,4 bilhões no Brasil de janeiro a julho de 2011. Esse valor representa, praticamente, 3 vezes o valor investido no mesmo período anterior (2010). A que você atribui esse fluxo de investimento estrangeiro direto focando o nosso país? Qual é a influência direta desse “Tsunami” de divisas internacionais no país? Justifique sua resposta.

RESPOSTA:

Podemos observar que o Brasil tem atraído um número crescente de investidores estrangeiros motivados pelas oportunidades de negócios nas várias regiões do país. Diversos segmentos da economia brasileira estão no foco das empresas internacionais, com destaque para turismo, petróleo e gás, biotecnologia e componentes eletrônicos. Esses setores promovem oportunidades de investimentos que atrai capitais produtivos estrangeiros para o país. O interesse dos estrangeiros pelo país se deve à estabilidade da economia, ao mercado doméstico crescente e às reservas de recursos naturais ainda inexploradas. O Brasil deixou de ser devedor do Fundo Monetário Internacional (FMI) e passou a ser credor, com esse relevante fator, nosso país reforçou a sua parceria nas relações econômicas com o FMI e com a União Europeia, em decorrência o Brasil pode aumentar a sua influência seguida de forte investimento estrangeiro.

A grande entrada de investimentos focados diretamente no Brasil em 2011 existiu porque, mesmo com a política de diminuição dos juros o Brasil ainda contava com juros elevados nesse período, se comparado ao de outros países. Em 2012 os juros continuaram caindo, e mesmo mais baixos, os juros do Brasil são positivos, esses juros atraem capital estrangeiro, o que se acentuou ainda mais com a crise financeira mundial, a ponto de investidores realizarem empréstimos no Japão, onde os juros são baixos, para aplicar no Brasil. Nesse cenário, investir no Brasil está cada vez mais rentável devido principalmente a valorização do real frente ao dólar, a ascensão da classe média, a forte influência por parte das políticas de estímulo ao mercado ofertado pelo governo. As exportações de produtos como grãos e carnes tem fortalecido o mercado nacional criando oportunidades de investimentos, pois possui uma moeda segura e inflação controlada se comparada com a crise enfrentada pela Europa. O Brasil é visto como um país em melhores condições de resistir a choques, ao contrário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com