TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Financeira

Artigo: Educação Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

A Educação Financeira no Brasil

É cada vez mais importante saber sobre as finanças, tendo como base esse discernimento, é possível traçar metas e desenvolver planos futuros. Sabemos que uma nova fase começou no Brasil, assim que o plano Real foi estabelecido, isso no ano de 1994, que fez com que a população pudesse ter diversas e fortes mudanças em seu meio social, melhorando seu modo de vida, com empregos em melhor nível, os juros mais estabelecidos e equiparados com melhor condição de prazos. Sendo assim é indiscutível a ascensão desse plano e não se pode deixar de falar no que tange aos seus direitos e deveres podendo usufruir de melhor qualidade de vida, com o controle do que estava se permitindo. Lembrando ainda, que não se está falando de não gastar, mas de gastar com responsabilidade, usar os benefícios do que lhe foi ofertado com maturidade e discernimento, podendo assim, traçar um perfil econômico com mais racionalidade contribuindo para o desenvolvimento do país.

É de primordial importância a educação financeira para a população e esta é encarada com a mesma importância em todo o lugar, ela serve para nortear os consumidores e leva- los até onde eles podem ir, gerir rendas, débitos, investimentos e organizar suas estruturas sócios econômicas. De acordo com a sociedade em que vivemos hoje em dia, é de extrema importância que todos tenham uma compreensão lógica de como administrar sua situação econômica, só assim poderemos evoluir no que diz respeito à esfera econômica.

O brasileiro tem conquistado cada vez mais espaço quando consegue fazer seu planejamento econômico, preparar e se preocupar com o futuro é e sempre será uma tarefa árdua, porém significativa, pois o comportamento do consumidor diante do que ele quer para o seu futuro, é o que norteia os parâmetros da sua evolução na sociedade. Tais princípios fazem com que se conquiste uma melhor qualidade de vida. No Brasil não se tinha o hábito até então de um planejamento financeiro para longo prazo, as pessoas acabavam por ser imediatistas sem se preocuparem em como seria seu futuro, deixando de lado a organização da renda familiar, gastos, lucros e investimentos.

O que se pode perceber é que depois da implantação da educação financeira com uma abrangência maior, a sociedade como um todo pode ter acesso a toda informação necessária para se planejar e se organizar, fazendo com que seus desejos e anseios tornem- se planos pré- estabelecidos num contexto real, despertando o interesse de poupar para depois projetar, planejar para depois executar, guardar e só assim fazer o investimento correto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com