TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Financeira

Artigo: Educação Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  4.561 Palavras (19 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 19

Educação Financeira

1.Introdução

Com a globalização, foi estabelecida no Brasil uma nova politica monetária. A instabilizarão da inflação ocasionou novas mudanças nos padrões de consumo, motivados pela melhoria nos níveis de emprego, redução de juros e aumento de prazos para financiamentos.

Esta nova cultura estabelecida, provocou uma situação que levou muita gente ao endividamento. É considerada uma das grandes responsáveis pela propagação do consumo, que mudou o comportamento das pessoas. Muitos tem esquecido de planejar seus gastos.

O consumo em excesso passou a afetar a vida das pessoas e as levaram a sofrerem drásticas consequências.

Para fornecer orientação, surge a educação financeira, cuja metodologia está embasada em favorecer esta abordagem. Novo cenário passou a ser montado com discussões que estão fortalecidas. A participação do Governo Federal e instituições privadas, incentivando estratégias.

A proposta visa orientar as pessoas, interessadas nesta temática a consumirem racionalmente, sem desperdícios, contribuindo assim com o desenvolvimento sustentável.

Como anexo confeccionamos uma cartilha, com informações elementares, embasada nas informações teóricas deste projeto e que será apresentada como slides, na apresentação deste trabalho.

2. Justificativa

Uma das grandes dificuldades que as famílias enfrentam, são as consequências resultantes de uma má administração do orçamento familiar, que de forma errônea as levam a necessitar de suplementar seus recursos na forma de empréstimos.

Diante desta realidade este artigo intitulado: Educação Financeira: Uma reflexão para administração de rendimentos - pretende oferecer através de palestras, orientações e conceitos uma base para contribuir no planejamento orçamentário das famílias, criando uma expectativa satisfatória para o sucesso do bom desempenho administrativo do recurso econômico financeiro; fortalecendo ações para a autodisciplina do controle do orçamento domestico para que possa contribuir com o que reza a Constituição Federal em seu Artigo 6 – Dos direitos Sociais – Educação, saúde, moradia, alimentação, trabalho, lazer, segurança, previdência social dentre outros.

3. Objetivos

Geral:

Conscientizar a usar de forma correta, o salario recebido.

Específicos:

Oportunizar um melhor conhecimento sobre a economia financeira.

Refletir a respeito do planejamento financeiro domestico.

Aprender a dar importância ao habito de economizar.

Priorizar os gastos com o salario, para melhor usufruir.

4- DESENVOLVIMENTO

Educação Financeira:

Uma reflexão para administração de rendimentos

Maria do Rosário Lustosa da Cruz

Érica Maia Oliveira

1-Refletindo a educação financeira

A atual sociedade consumista tem sofrido grandes preocupações com o endividamento. Consequenciais negativas levam ao estresse, queda de rendimento no trabalho, desanimo e insônia que afetam a saúde de muitas pessoas.

A educação financeira tem sido uma grande aliada quando auxilia com orientações, nas resoluções destas questões. Com seu conjunto de informações tem auxiliado as pessoas a lidarem com sua renda, gastos, empréstimos monetários, poupança e investimentos a curto e longo prazo.

Para THEODORO, 2007, p. 7 a educação financeira consiste na arte de gerenciar os recursos escolhendo o que é necessário.

Educação financeira poderia ser definida como saber ganhar dinheiro ou evitar gastar dinheiro, mas não é uma coisa nem outra. Pode ser um conjunto de conhecimentos que estão acessíveis a qualquer um, que orienta, para saber melhor empregar o dinheiro a fim de que possa conduzir a vida da melhor forma possível.

Preparação intelectual e boa qualificação profissional são um bom começo e significam valiosos pontos de partida para o sucesso no trabalho e na vida, mas o êxito não depende apenas de quanto dinheiro conseguimos ganhar, ele depende também de como gastamos e como investimos, depende portanto de uma boa educação financeira (MARTINS,2011,p.54).

Há pessoas que recebem fortunas de herança, ganham muito dinheiro e tem muitas posses, mas tem uma vida financeira desorganizada que as levam a falência.

Pessoas ricas, sem gestão financeiras, podem perder o que tem devido a más escolhas. E pessoas pobres podem, por meio de uma boa gestão financeira, construir uma vida confortável, com assuntos relacionados ao dinheiro que é uma ferramenta criada para facilitar a vida. Aprender a usar o dinheiro é o primeiro passo para uma melhor qualidade de vida.

Na teoria tudo parece maravilhoso, mas, e na prática?

Devemos refletir como podemos aplicar estes conhecimentos em nosso cotidiano. É um sacrifício que nos impede de tiramos proveito do que conquistamos, sendo uma privação necessária para alcançar a meta, visando desfrutar ainda mais. Precisamos de muita força de vontade para abrir mão de certos prazeres efêmeros, que trazem alegria e satisfação momentânea, mas que em nada acrescentam de positivo em nossos investimentos.

Para quem está endividado, precisa identificar meios para reduzir a divida, para quem precisa fazer compras, é bom que o faça sempre à vista, evitando cartões de credito. Educação financeira não é somente conhecimentos, ela envolve um olhar mais profundo sobre o comportamento de ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com