TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Fisica 1º Semestre Unopar

Dissertações: Educação Fisica 1º Semestre Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  1.373 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O Projeto Político Pedagógico apresenta-se com uma das ideias centrais da gestão de uma escola, pois é um conjunto de princípios orientadores que direcionarão a escola, a identificarão e orientarão seus passos. O primeiro passo do projeto é definir a visão, missão e os objetivos da instituição que vão mostrar quem é ela, quais cidadãos ela estará formando e qual a sua característica exclusiva perante as outras instituições escolares – os demais passos serão descritos durante a apresentação deste trabalho.

Segundo essa ideia o PPP ou Projeto Político Pedagógico¹ não representa um conjunto de regras, planos e atividades e sim algo que será construído pela equipe escolar como um todo e será posto em prática durante todas as etapas do processo de ensino aprendizagem no ambiente educacional. Sendo assim o PPP¹ é um projeto político, não somente em sua denominação, principalmente por estar compromissado com os interesses coletivos da população predominante pois forma o indivíduo para participar da sociedade em questão.

2 A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

O Projeto Político Pedagógico possui um sentido definido quanto à sua finalidade pois se torna um meio de reflexão e debate sobre as temáticas e problemáticas da escola, buscando maneiras e métodos para demonstrar sua funcionalidade que é “constituir” a escola.

Seu objetivo principal é instaurar uma maneira de organizar todo o trabalho de organização pedagógica da escola que pode ser dividida em dois passos: 1) na escola como um todo e 2) em sala de aula. Assim procura-se diminuir as tensões e possíveis empecilhos que possam dificultar o processo de gestão e possivelmente o processo de ensino aprendizagem por parte dos professores.

A sua construção se torna um desafio para a comunidade escolar – pais, professores, gestores, funcionários e alunos. O fato de que as escolas necessitam de assistência técnica e financeira por parte das instituições de ensino superiores do que a própria escola não viabiliza a transferência de responsabilidade da escola, de construir o PPP, para tais instituições, estas não devem disponibilizar um “guia” institucional, mas a própria escola deve cumprir seu papel de montar seu próprio guia identificador – o Projeto Político Pedagógico.

Toda escola deve seguir quatro princípios determinados pela Legislação brasileira:

a) Igualdade de condições para acesso e permanência na escola;

b) Qualidade igualitária, sem distinção de classe, raça, etnia, cor etc.;

c) Gestão democrática;

d) Liberdade.

O quarto princípio é bastante debatido durante as discussões para a formação do projeto político pedagógico: a valorização do magistério. Pois além de preparar o indivíduo para a vida em sociedade é preciso que este mesmo indivíduo possua maneiras capazes de viver nas condições socioeconômicas que lhe são impostas podendo ascender ou descender de classe. Sem deixar de mencionar também que os profissionais da educação necessitam de formação continuada para atender melhor às necessidades dos seus alunos.

O segundo passo para construir um PPP¹ é definir quais são os fundamentos: 1) ético políticos, 2) epistemológicos e 3) didáticos pedagógicos. Os primeiros – ético políticos – vão definir exatamente quais são os valores explícitos adotados pela escola como competência, respeito, argumentação etc. que vão guiar o indivíduo dentro da escola seja ele docente ou discente.

Os segundos – epistemológicos – são aqueles que vão definir a maneira de transmissão de conhecimento por parte da escola, o que é esse conhecimento. A escola disponibiliza informações para que o aluno as interprete e construa seu próprio conhecimento, a partir deste conceito a escola precisa definir de que maneira ela vai transmitir essas informações – por meio da descrição ou representação de mundo etc. – que vai influenciar diretamente no comportamento dos professores em sala de aula.

Os terceiros – relações didático pedagógicas – são aqueles que vão determinar a metodologia do professor, que não necessariamente é obrigado a explicar, ler e escrever no quadro mecanicamente e o aluno a copiar o que o professor diz/escreve e responder suas perguntas, apenas. Essas relações são definidas no Projeto onde o professor terá uma ideia sobre como será sua participação no conhecimento podendo ser, por exemplo, mediador ou transmissor do conhecimento. Tais relações didático pedagógicas apresentam-se como a interação entre professor, aluno e conhecimento.

Estes três fundamentos vão definir como será o terceiro passo que é a definição dos projetos setoriais. Esses projetos vão permear as características de cada setor segundo o nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com