TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Fisica Como Pratica Sustentavel

Trabalho Universitário: Educação Fisica Como Pratica Sustentavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  1.586 Visualizações

Página 1 de 5

Desenvolvimento

A proposta de desenvolvimento sustentável visa promover, em cada setor da atividade humana, uma alternativa de desenvolvimento inteligente, capaz de durar por levar em consideração, além dos aspectos econômicos: os humanos, os sociais, os da vida não-humana, animal e vegetal, assim como a conservação e melhoria da qualidade do solo, do ar e da água.

A proposta é ambiciosa, no sentido de que há vários desafios a serem superados, tanto na concepção teórica quanto na concretização dos procedimentos, táticas e estratégias para alavancar o desenvolvimento sustentável. O conceito vem sendo formulado e discutido nos últimos quarenta anos. Segundo Freitas (2004), os antecedentes da gênese da expressão desenvolvimento sustentável datam dos anos 1970, juntamente com as primeiras conferências internacionais sobre o ambiente. No Relatório Brundtland (UNITED NATIONS, 1987), esse tipo de crescimento foi formalmente explicitado como o desenvolvimento que satisfaz às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras satisfazerem às suas próprias necessidades. Infere-se, da análise das discussões, um uso polissêmico do termo sustentável, que se emprega ora na acepção de comprometimento em não exaurir os recursos, ora no sentido de diminuir o impacto negativo das ações humanas nesses recursos, e por fim no sentido de preservá-los e, na medida do possível, em recuperá-los, nos casos em que a degradação é reversível. Observe-se que nas três acepções do termo, o objetivo embutido é restritivo e não proativo. A ideia de futuro está contemplada de forma indireta e a de recuperação é pressuposta, conjugando os interesses humanos e a manutenção do ecossistema (o que inclui os dois domínios, o dos seres vivos e o do ambiente abiótico). Nos termos do documento da agência educacional das Nações Unidas, trata-se de “melhorar a qualidade da vida humana respeitando a capacidade do ecossistema” (UNESCO, 2005)

A educação física vem sendo instada a posicionar-se de forma proativa, no que se refere às questões sobre a relação entre esporte e atividade física e a preservação do meio ambiente. Neste trabalho apresentamos e discutimos alguns conceitos relacionados à educação para o desenvolvimento sustentável no âmbito do esporte e da educação física. Analisamos o papel a ser desempenhado pela educação física nos programas de desenvolvimento sustentável. Também fornecemos subsídios para uma agenda de intervenção por parte do educador físico, para sintonizar-se com as propostas de integração que resultam da reflexão responsável sobre efeitos da atividade físico-desportiva no meio ambiente.

Num primeiro momento o esporte demorou a adotar o desenvolvimento sustentável. Enquanto empresas vêm adotando essa prática há anos, o esporte ainda carece de muito estudo e aperfeiçoamento nessa área.

Veem-se alguns exemplos de sustentabilidade no esporte, como as camisas que as seleções do Brasil, Austrália, Holanda e Portugal utilizaram na Copa do Mundo de 2010 – elas foram feitas 100% com material reciclado. São utilizadas oito garrafas plásticas recicladas para fabricação de cada uniforme; o ginásio Richmond Olympic Oval, local onde foram disputadas as provas de patinação de velocidade nos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver 2010, foi construído com madeira reaproveitada, tem capacidade de armazenar água da chuva para usar nos sanitários e irrigar árvores e de utilizar o calor das máquinas de fazer gelo para gerar energia.

Além da inclusão da prática de sustentabilidade no seu dia a dia, os clubes, principalmente aqueles com grande impacto no cenário esportivo, devem se preocupar com a sua responsabilidade social. O conceito muitas vezes é confundido com filantropia, mas não se refere somente ao bem estar social. Existe uma relação direta com a saúde dos negócios.

Muitas vezes, espera-se dos órgãos governamentais a iniciativa de promover ações sociais. Os clubes e associações também podem contribuir nesse sentido, estabelecendo atividades para crianças e jovens usarem o esporte como uma interação social e até seguirem no caminho profissional.

Outra forma das entidades esportivas incorporarem a responsabilidade social é promovendo campanhas de caráter social, como arrecadação de alimentos e vestuário, campanhas contra a violência, doação de sangue

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com