TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Formal E Informal

Dissertações: Educação Formal E Informal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 3

Educação Formal

Educação formal é aquela que se obtém nas escolas oficiais (publicas ou particulares), cujos cursos são reconhecidos pelo MEC e comprovados através de certificados e diplomas igualmente registráveis no Ministério da Educação e Cultura. É na escola que a criança, o jovem se sociabiliza, convive com os diferentes, com outros enfoques sobre um mesmo assunto. Aprende a respeitar (ou deveria aprender) os demais, começa a conhecer deveres e direitos. A família tem entregado para a escola o encargo de ensinar seus filhos e acredita que é obrigação do professor ensinar valores morais, regras e conduta, desde seus hábitos higiênicos e até boas maneiras, alegam que trabalham cada vez mais, e não tem tempo para zelar dos filhos. O âmbito escolar assegura o resultado do procedimento educacional, e do desempenho e da colaboração da família, que precisa estar cuidadosa a todas as áreas no crescimento do estudante, sendo a escola responsável por abrir espaços para a participação das famílias na tomada de decisões administrativas e pedagógicas o que acaba favorecendo e facilitando a educação dos estudantes. Quanta antes escola e família se unirem, irão favorecer a educação de seus educandos filhos, diminuindo muito com as desordens em sala de aula, porém, para que isso possa ocorrer é necessário que a família realmente contribua com a vida escolar de seus filhos. Que a família tenha empenho, envolvimento com a escola e com os professores.

Educação informal

A educação informal sempre ocupou um papel fundamental na sociedade, é ela que norteia o bom relacionamento entre os indivíduos, porém ela aparece cada vez menos uma vez que esta vem “de casa”, pois a família esta deixando para que a escola eduque os seus filhos, já a escola esta limitada e não preparada para esta função. O educador esta preparado apenas para atuar no processo de ensino-aprendizagem, quando este se depara com atos de indisciplina em sala de aula, sente-se limitado, e seu trabalho é fortemente prejudicado. Educandos, com problemas de relacionamento e indisciplina em sala de aula, são frutos de uma sociedade onde a família esta repassando à escola o papel de educar, estabelecer limites, já a escola não esta preparada e não possui autoridade para tal ato.

Não formal

A educação não formal designa um processo com várias dimensões tais como: a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos; a capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e/ou desenvolvimento de potencialidades; a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem com objetivos comunitários, voltadas para a solução de problemas coletivos cotidianos; a aprendizagem de conteúdos que possibilitem aos indivíduos fazerem uma leitura do mundo do ponto de vista de compreensão do que se passa ao seu redor; a educação desenvolvida na mídia e pela mídia. educação não-formal se caracteriza como uma prática lúdica, cultural política e social, contudo esta ação quase não se dá nos âmbitos escolares e mesmo com a existência do programa federal chamado escolas abertas, na prática são poucas as escolas que atuam com esta perspectiva, de abrir as portas da escola para a comunidade nos finais de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com