TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação formal, NÃO formal e informal

Seminário: Educação formal, NÃO formal e informal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  Seminário  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO DE PEDAGOGIA-EAD

EDUCAÇÃO FORMAL, NÃO FORMAL E INFORMAL

A Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observável em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos desta, é responsável pela manutenção da sociedade e perpetuação, para gerações futuras dos hábitos sócio culturais. Enquanto processo de socialização a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social.

Segundo Durkheim a educação na sociedade é um elemento adaptado, com a tarefa de integrar o individuo na sociedade. O processo educacional pode ser caracterizado pela formalidade e informalidade.

Educação Formal

É caracterizada justamente por algo planejado e ocorre principalmente dentro da instituição escolar. Esta se dá através do sistema educativo altamente institucionalizado, graduado e estruturado, que se estende da escola primaria até a universidade. O sistema educativo tende a privilegiar o acesso ao conhecimento que deve ser concebido como um todo. Esta perspectiva inspirar e orientar as formas educativas, tanto na elaboração de programas como na definição de novas politicas pedagógicas.

A Educação não Formal

São processos educacionais organizados fora da lógica do sistema regular de ensino, ou seja, não segue um currículo pré-definido baseado nas normas e diretrizes do governo federal. Ao contrário, o conteúdo é definido a partir da vontade e das necessidades das pessoas envolvidas. Essas atividades educacionais, apesar de possuírem objetivos claros e bem definidos, são organizadas e estruturadas de maneira flexível. Apresentam um caráter complementar à educação formal, portanto não conferem graus ou títulos aos seus participantes, apenas podem conceder certificados de aprendizagem obtida.

São oferecidas tanto por instituições de ensino formal quanto por organizações sociais. Pode compreender programas educacionais que ofereçam alfabetização de adultos, educação básica para crianças fora da escola, competências para a vida, competências para o trabalho e cultura em geral.

A Educação não formal é caracterizada principalmente por:

• Estar focada em quem aprende e não em quem ensina;

• Estar estruturada de baixo para cima, ou seja, forte influência dos participantes na definição do currículo a ser trabalhado;

• Flexibilidade;

• Ênfase na prática, fortemente relacionada com o contexto local dos participantes.

Educação Informal

A educação informal possui muitas significações distintas. Autores como Brandão (1985), definem como sendo aquela que está relacionada com o processo “livre” de transmissão de certos saberes, tais como: a fala comum a um dado grupo, as tradições culturais e demais comportamentos característicos das diversas comunidades presentes em uma sociedade. Outros como Furter (1978) definem como sendo todo e qualquer processo educativo ocorrido em instituições que não pertençam as Redes Escolares de Ensino (escolas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com