TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Fundamental

Trabalho Universitário: Educação Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2014  •  3.215 Palavras (13 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 13

FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

RESUMO

Este trabalho buscou identificar as características da formação e da profissionalização docente no contexto atual. Nessa perspectiva, a formação associa-se ao processo das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sua rotina de trabalho e em seu cotidiano escolar. Nos dias atuais o ser professor, exige certa ousadia aliada a diferentes saberes. Na era do conhecimento e numa época de mudanças, a questão da formação de professores vem assumindo posição de urgência nos espaços escolares. Devido às várias mudanças sociopolíticas e econômico-culturais ocorridas, vivemos um momento peculiar de transformações. O interesse por este assunto surgiu a partir das observação e das preocupações dos professores quanto à importância de uma boa formação e profissionalização docente. O tema se encontra no centro das discussões dos direitos humanos e, particularmente, do direito à educação. Além disso, a formação e profissionalização relacionam-se à ideia de aprendizagem constante no sentido de provocar inovação na construção de novos conhecimentos que darão suporte teórico ao trabalho docente.

Palavras-chave: Formação Docente. Aperfeiçoamento Profissional. Práticas Pedagógicas.

1 INTRODUÇÃO

O estágio ocorreu através de uma observação numa instituição educacional. Onde observei aulas de rotina ministradas por professoras regentes. Além disso, observei como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, e como se processa a apreensão do conhecimento pela criança. Analisei como é a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar.

No sentido de compreender que o estágio é uma via fundamental na formação do professor, foi essencial considerar que o mesmo possibilita a relação teoria-prática, conhecimentos do campo de trabalho, conhecimentos pedagógicos, administrativos, como também conhecimentos da organização do ambiente escolar, entre outros fatores.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

2.1 Formação Docente

A formação do professor requer uma postura nas questões ética, política e pedagógica. A cada semestre é lançado no mercado de trabalho uma grande quantidade de professores, porém poucos são educadores.

Diante desse contexto, existem medidas que se pode definir o perfil do professor para o século XXI. O professor tem que ser um profissional qualificado, aberto as mudanças. Um educador criativo, responsável, que realmente ame a profissão, pois não basta apenas ter um certificado de conclusão de conhecimento adquirido ao longo do curso.

Na verdade os currículos das faculdades passam a teoria, mas o que vai alicerçar como verdadeiros educadores é a prática no dia-a-dia e para isso o profissional do século XXI precisa estar bem estruturado emocionalmente e correr atrás das inovações.

2.2 Aperfeiçoamento Profissional

Sobre a formação continuada, Paulo Freire afirma que o professor é um ser inacabado e conscientiza a importância de ser um eterno aprendiz.

Consiste em estar sempre em busca de novos conhecimentos, em cursos de aperfeiçoamento, formação continuada, seminários, fóruns de educação, dentre outros. Fortalecendo a prática pedagógica, pois cada experiência é um novo aprendizado.

Enquanto professor tem que haver está consciência e buscar a cada dia se aperfeiçoar, buscar novos conhecimentos e não esperar pelo poder publico por cursos de formação. Isto tem que estar dentro de cada um.

2.3 Importância do Ensinar

Ser profissional da educação significa participar da emancipação das pessoas, o objetivo da educação é ajudar a tornar pessoas mais livres, menos dependentes do poder econômico, político e social.

A profissão de ensinar tem uma obrigação intrínseca e muito forte, mas faz parte dos projetos como educadores preocupados com desenvolvimento do ser humano, enquanto pessoa pensante dona de direitos e responsável pelos seus deveres.

Nesse sentido cabe ao professor levar o aluno a construção de seu próprio conhecimento, que desenvolva sua autonomia, que desenvolvam capacidades para aprender a aprender, perceber, interpretar, raciocinar, investigar e intervir no meio em que vive, proporcionando condições para o exercício da construção de uma identidade humanitária.

Esta profissão precisa de se dizer e de se contar: é uma maneira de compreender em toda a sua complexidade humana e científica. É que ser professor obriga a opções constantes, que cruzam a nossa maneira de ser com a nossa maneira de ensinar, e que desvendam na nossa maneira de ensinar a nossa maneira de ser (NÓVOA, 1995b, p. 10).

A pesquisa sobre formação e profissão docente apontou para uma revisão da compreensão da prática pedagógica do professor, que é tomado com mobilizador de saberes profissionais. Considera-se, assim, que em sua trajetória, constrói e reconstrói seus conhecimentos conforme a necessidade de utilização dos mesmos, suas experiências, seus percursos formativos e profissionais.

Nas últimas décadas do século XX, um conjunto de movimentos sociais se mobilizou em prol de uma educação voltada para a transformação social. O texto constitucional de 1988, atendendo aos anseios da sociedade civil, assegurou a educação como um direito social, como um direito de todos e como um dever do Estado e da família (BRASIL, 2010). Aliado a isso, também se discutia sobre a necessidade da formação do professor em múltiplas dimensões pessoal, histórica, política e social.

A Lei n. 9394, de 20 de setembro de 1996, denominada Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), entre outros aspectos, dispôs de forma específica sobre a formação dos profissionais da educação. A LDB adotou os termos formação de profissionais da educação e formação de docentes.

Percebe-se que a legislação está voltada para a formação básica do professor, porém é certo que o profissional para exercer o papel de professor deverá, de acordo com a legislação vigente no Brasil, se capacitar para exercer suas atividades de acordo com as exigências do mercado de trabalho. Além disso, manter-se constantemente atualizado e dispor de tempo para elaborar de forma mais detalhada seus materiais de trabalho, assim como planejar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com