TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Identidade E Diversidade

Casos: Educação Identidade E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

Título : Identidade e Diversidade

Tema :

Público Alvo: Educação Infantil

Objetivo Geral : reconhecer-se no grupo respeitando as diferenças , explorando conceitos de tolerância , aceitação , organização e trabalho em grupo .

Objetivo especifico :

Conhecer a história e o significado de seu nome;

Desenvolver a autonomia, a auto-confiança e auto-estima do aluno.

Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe

Identificar a escola como espaço propiciador da valorização do indivíduo e da real função da identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar;

Justificativa :

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.

A escola, desde sua constituição na modernidade, tem o papel social de mostrar o mundo às crianças e aos jovens e, com isso, dar continuidade a ele ao propiciar as crianças e jovens os conhecimentos culturais e históricos produzidos pela humanidade e tidos como necessários de serem apreendidos. (TUSSI, Dorcas; TOMAZZETTI, Cleonice Maria, 2010).

Um ambiente rico em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma auto-imagem positiva. Neste âmbito, este projeto tem como objetivo, o conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, pré - conceitos, características, valores de toda uma sociedade a qual ele está inserido. Sendo assim, por meio deste projeto pretendo levar ao conhecimento de nossos alunos um ambiente simples e natural e como devemos cuidar deste ambiente em que vivemos.

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma auto imagem positiva.

Considerando a fase transitória pela qual passam creches e pré-escolas na busca por uma ação integrada que incorpore às atividades educativas os cuidados essenciais das crianças e suas brincadeiras, o Referencial pretende apontar metas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com