TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Lúdica

Trabalho Escolar: Educação Lúdica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  2.655 Palavras (11 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

• A formulação de objetos educacionais.....................................................................3

A importância do estabelecimento de objetos para as ações pedagógicas

• Os objetivos educacionais e seus níveis...................................................................4

• Procedimentos de Ensino.........................................................................................6

• Avaliação da aprendizagem:...................................................................................8

Avaliação Diagnóstica......................................................................................................8

Avaliação Formativa........................................................................................................8

Avaliação Somativa.........................................................................................................9

A Avaliação como instrumento de emancipação humana...............................................9

• Plano de aula............................................................................................................11

• Bibliografia...............................................................................................................16

A formulação de objetos educacionais:

A importância do estabelecimento de objetos para as ações pedagógicas.

A ação, como sinônimo de atividade, é inerente ao ser humano. O homem é um ser que pensa e age. E se o homem age, ele o faz em função de uma finalidade a ser alcançada. O ser humano age tendo em vista um propósito, isto é, ele é impulsionado para a ação visando consecução de objetos. É por isso que se diz que a atividade humana é finalista.

A educação sendo uma atividade humana, também se realiza em função de propósitos e metas. No processo pedagógico, a atuação de educadores e educando está voltada para a consecução de objetos.

Por isso “o professor consciencioso”, quando entra numa sala de aula, geralmente sabe o que pretende conseguir, isto é, ao iniciar seu trabalho, ele já tem em mente, ainda que de maneira implícita, os objetivos a serem atingidos. Ele sabe que se desenvolver um trabalho sem ter um alvo definido corre o risco de fracassar. A elaboração do plano de ensino e a definição desse objetivo consistem na definição de todos os comportamentos que podem modificar-se como resultado da aprendizagem.

Portanto a formulação explicita de objetivos da segurança ao educador, ajudando-o na seleção dos meios mais adequados para realizar seu trabalho.

Os objetivos educacionais e seus níveis:

Objetivos é a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da nossa atividade.

O educador espera atingir certos resultados em decorrência da atuação pedagógica. Fazendo o uso de meios (métodos e material de ensino) mais adequados.

Os objetivos educacionais são resultados que o educador espera alcançar com atividades pedagógicas.

“Os objetivos da educação resultam da filosofia que orienta a vida dentro de uma cultura”. Representa os atributos que a sociedade espera e necessita encontrar em seus membros.

1. Os objetivos educacionais podem ser expressos em dois níveis:

a) Os objetivos gerais- que são previsto para um determinado grau ou ciclo, uma escola ou uma área de estudo, e que são alcançadas em longo prazo.

b) Os objetivos específicos- São aqueles definidos especialmente para uma disciplina, uma unidade de ensino ou uma aula.

A função dos objetivos específicos.

Deve haver uma harmonia e adequação entre a definição de objetivos, a seleção de conteúdos, a escolha de procedimentos de ensino e a determinação das formas de avaliação. Os objetivos específicos que fornecem uma orientação concreta para a seleção das atividades de ensino-aprendizagem.

A função dos objetivos específicos e elaboração, ajuda o professor a definir conteúdos a serem dominados.

• Estabelecer os procedimentos de ensino e selecionar os conhecimentos e conceitos a serem adquiridos;

• Determinar o que se avaliar, isto é, especificar;

• Fixar padrões e critérios para avaliar o próprio trabalho docente;

• Comunicar de modo claro e preciso os seus propósitos de ensino aos próprios alunos, aos pais e a outros educadores.

A definição dos objetivos em um nível comportamental constitui um recurso útil para a comunicação da intenção educacional do professor.

2. Sugestões para definir objetivos específicos:

A linguagem deve ser clara e precisa, objetivos bem definidos torna mais fácil a tarefa do professor.

Palavras como ensinar, transmitir, instruir, introduzir referem-se ao comportamento do professor e não o do aluno. Primeiro objetivo de cada dupla é alusivo à ação do professor e o segundo objetivo de cada grupo enfatiza o comportamento do aluno.

Formular cada objetivo de modo que ele descreva apenas um comportamento por vez.

È aconselhável que cada objetivo específico seja elaborado de modo a incluir apenas um resultado de aprendizagem por vez e não combinação de vários resultados ao mesmo tempo.

Formular objetivos instrucionais relevantes e úteis, isto é, que envolvem não apenas conhecimento (memorização de informação), mas também, e principalmente, habilidades cognitivas e operações mentais superiores.

Os objetivos instrucionais não devem dar ênfase apenas aos conhecimentos de fatos específicos; mas devem focar os processos mentais superiores.

Procedimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com