TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Lúdica

Ensaios: Educação Lúdica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  2.489 Palavras (10 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 10

3º relatório: Definição de decodificar, ler, escrever, autonomamente, aprendizagem e conhecimento, presentes nas ideias de Faraco (2006).

ALFABETIZAÇÃO: Capacidade de decodificar, ler e escrever autonomamente. É uma parte pequena, mas importante, de um processo muito maior que é a aprendizagem da língua.

LETRAMENTO: Conjunto mais amplo de conhecimentos que permite participar do universo letrado (FARACO, 2006, p. 24).

Os códigos são princípios que articulam o uso da língua com os contextos sociais ou as situações de interação. Decodificar é o mesmo que decifrar, esclarecer ou descobrir o sentido de tudo o que lê e escreve. É a interpretação da leitura realizada, é o transformar da língua escrita em língua oral.

A leitura é a capacidade de extrair sentidos de símbolos escritos ou impressões. A leitura deve ser feita como um todo do texto e não por partes, quando pegamos um texto, podemos saber do que se trata quando lemos o título, ou algumas palavras chaves contidas no texto.

Escrever é diferente de falar, o aprendizado da escrita requer tempo, paciência e maturidade. A leitura tem um objetivo que é a compreensão do leitor, e o objetivo da escrita é a comunicação, que dá acesso á leitura. Escrita e Leitura estão ligados um ao outro, ou melhor, um depende do outro, porém a sua forma de uso é que são diferentes.

A aprendizagem da escrita possui características e objetivos específicos que devem ser ensinados de forma paralela, porém separada e autônoma do ensino da leitura. Para escrever o aluno ouve um som e tenta codificar esse som em letra para escrever as palavras. As formas de escrita são diversas, ela possui inúmeras grafias, o que pode acarretar em confusão na aprendizagem da criança, pois de uma para outra há uma diferença considerável, e para que não se tenha problema na aprendizagem do aluno é muito importante que o alfabetizador esteja atendo.

Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. De acordo com a nova ênfase educacional, centrada na aprendizagem, o professor é co-autor do processo de aprendizagem dos alunos. Nesse enfoque centrado na aprendizagem, o conhecimento é construído e reconstruído continuamente.

O processo de alfabetização se inicia muito antes da criança entrar na escola, pois antes disso ela já possui contato com seu meio social, que lhe permite adquirir conhecimentos como a própria linguagem verbal, entre outros.

4 ° relatório: apresentação das características dos gêneros textuais

CONTO

• É uma narrativa linear e curta, tanto em extensão quanto no tempo em que se passa.

• A linguagem é simples e direta, não se utiliza de muitas figuras de linguagem ou de expressões com pluralidade de sentidos.

• Todas as ações se encaminham diretamente para o desfecho.

• Envolve poucas personagens, e as que existem se movimentam em torno de uma única ação.

• As ações se passam em um só espaço, constituem um só eixo temático e um só conflito.

• A habilidade com as palavras é muito importante, principalmente para se utilizar de alusões ou sugestões, frequentemente presentes nesse tipo de texto.

FÁBULA

Fábula: texto literário muito comum na literatura infantil. Fabular= criar, inventar, mentir. A linguagem utilizada é simples e tem como diferencial o uso de personagens animais com características humanas. Durante a fábula é feita uma analogia entre a realidade humana e a situação vivida pelas personagens, com o objetivo de ensinar algo ou provar alguma verdade estabelecida (lição moral).

• Utiliza personagens animais com características, personalidade e comportamento semelhantes aos dos seres humanos.

• O fato narrado é algo fantástico, não corriqueiro ou inusitado.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

É um texto narrativo; algumas histórias são contadas somente por meio das imagens, outras imagens e palavras. Quem vivencia os acontecimentos da história são os personagens e os acontecimentos apresentados em sequência, quadro a quadro, de acordo com a ordem dos fatos.

• Divertir o leitor,fazer críticas a comportamentos e costumes.

• Narrativo, com a presença de diálogos e da combinação de textos verbal e não-verbal.

LENDA

- Se utiliza da fantasia ou ficção, misturando-as com a realidade dos fatos. - Faz parte da tradição oral, e vem sendo contada através dos tempos. - Usam fatos reais e históricos para dar suporte às histórias, mas junto com eles envolvem a imaginaçãopara “aumentar um ponto” na realidade. - Fazem parte da realidade cultural de todos os povos. - Assim como os mitos, fornecem explicações aos fatos que não são explicáveis pela ciência ou pela lógica. Essas explicações, porém, são mais facilmente aceitas, pois apesar de serem fruto da imaginação não são necessariamente sobrenaturais ou fantásticas. - Sofrem alterações ao longo do tempo, por serem repassadas oralmente e receberem a impressão einterpretação daqueles que a propagam.

POESIA

A poesia é um gênero textual norteado por características específicas, cuja finalidade discursiva se pauta pelo provocar de sentimentos e emoções. O poema, por suavez, é a concretização da poesia feita pelo poeta que a manifesta por meio de palavras de efeitos sugestivos e simbólicos, sonoridade, musicalidade, ritmo, versos e estrofes.

A principal característica do gênero em questão é a subjetividade. Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.

6º relatório: Atividades envolvendo a linguagem oral e a escrita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com