TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Lúdica

Artigo: Educação Lúdica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

POLO DE APOIO PRESENCIAL GUIACURU

CURSO PEDAGOGIA

DISCIPLINA LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

CLEONICE LINO RA 380672

ANA PAULA C. DA SILVA RA 380775

MARIA JOSÉ DA SILVA RA 380853

WANDERLÉIA MOREIRA VIEIRA RA 376346

SOCIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

Tutor a Distância: Mª Mariciane Mores Nunes

Professora Disciplina – Profª. Nancy Silva

Professora Presencial: Wanessa da Silva e Silva

CAMPO GRANDE-MS

Novembro 2013

Sumário

1 – Sociologia e suas Contribuições para a Educação.

2 – Aspectos sociais, políticos, históricos e culturais da Sociologia da Educação.

3 _ Fundamentos Sociológicos.

4 _ Considerações Finais.

5 _ Bibliografia.

Introdução

A sociologia é uma ciência que estuda a forma de relacionamento entre grupos, assim como as consequências dessa relação. Seu principal objetivo é o estudo da sociedade, focalizando na educação como uma forma importante de relacionamento entre as pessoas. Essa ciência é significativa para a conscientização social e a formação do espírito critico sendo um instrumento que capacita o homem a determinar o seu presente e preparar o seu futuro.

Para a sociologia, nada há que seja natural neste mundo de indivíduos, nada que não seja uma construção coletiva, nenhuma ideia que se sustente solta no ar, sem que se possa associá-la ao nosso tempo ou ao modo como fabricamos nosso destino.

Portanto, a Educação pode e deve ser um tema da Sociologia, pois educar é um instrumento de conservação e de mudança da sociedade.

1 - Sociologia e suas Contribuições para a Educação

Sendo a sociologia da educação a ciência que estuda a realidade socioeducacional e os seus processos educacionais de socialização, dá oportunidades aos seus pesquisadores a compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade, por sua vez também resultante da educação, caracteriza a inter-relação ser humano sociedade educação a luz de diferentes teorias sociológicas.

Sua importância se da por fornecermos instrumentos para analises da sociedade, ajudando-nos a pensar o lugar da educação na ordem social e a compreender as vinculações da educação com outras instituições como: família, comunidade, igreja, etc. Tornando mais clara os horizontes com a sociedade histórica e contemporânea.

O Frances Pierre Bourdieu empreendeu se numa investigação sociológica para saber os problemas da sociologia dentro das escolas e detectou, na circulação dos bens culturais e simbólicos, um jogo de denominação e reprodução de valores.

Sua sociologia cresceu em torno de uma ideia força que ele desenvolveu e aplicou em diferentes problemáticas, entre elas, quais se destacam são:

A desigualdade e a diferença de classes em um nível estrutural e não ideológico, mas sem sucumbir à ilusão objtivista do vá alem dos clichês, estereótipos e classificação do doxa universalmente inquestionáveis, e como, consequência explicar as relações de poder inscritas na realidade social. Ele considera que esta disciplina possui uma função critica fundamental que consiste em desvelar os processos de funcionamento social, especialmente os de dominação.

Para Pierre Boudieu

Sua contribuição foi a de ressaltar que a instituição não é neutra. Formalmente a escola tratara a todos de modo igual, todos assistiram às mesmas aulas, seriam submetidas às mesmas formas de avaliações, obedeceriam às mesmas regras e teriam supostamente as mesmas chances. Independente, da situação financeira da classe que estivesse predominante.

Ele rompeu a sociologia do dom e com a noção moralmente carregada de mérito pessoal, a partir dele, tornou se impossível analisar as desigualdades escolares, como fruto das diferenças naturais entre o individuo e a escola.

2 - Contribuições da Sociologia da Educação no Cotidiano da Sociedade

Atualmente o papel da escola (moderna) é humanizar para o convívio em sociedade, capacitar para agir conforme a maioria, pois o diferente na sociedade e excluído.

A sociedade que temos hoje é decorrência de anos de transformações, dada com maior ênfase na educação, na inserção das metodologias da imposição do que é aceito pela sociedade e o que não é aceito na sociedade.

Compreender essas mudanças aos longos dos anos é tarefa da sociologia, na busca por respostas alguns teóricos no contexto enfatizaram a grande transformação da escola. Para Tedesco (2004, P34) Educação é mais que apenas transmissão de conhecimento e aquisição de competências valorizadas no mercado. Envolve vários valores, forja o caráter, oferece orientações, cria um horizonte de sentidos compartilhados, em suma, introduz as pessoas numa ordem moral.

Por isso deve dar conta das transformações que experimenta o contexto de sentido e significados que permite que os sistemas educacionais funcionem como meio de transmissão e integração cultural.

Para entender melhor nascemos humanos, mas nossos atos iniciais não são humanos, somos humanizados pela sociedade, a todo momentos somos condicionados a comportamentos aceitáveis e quando não agimos conforme a que e ditado pela sociedade sofremos punições.

A escola forma então o ser humano, é um processo longo ate sermos capazes de atuar na construção e transformação da sociedade, de acordo com Lakatos (1979, P23), a sociologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com