TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Lúdica

Trabalho Escolar: Educação Lúdica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Ludicidade é...

A ludicidade se define pelas ações de brincar e são organizadas em três eixos: o jogo o brinquedo e a brincadeira.

Ensinar por meio da ludicidade e considerar que a brincadeira faz parte da vida do ser humano e que, por isso, traz referências da própria vida do sujeito

Função Educacional da Ludicidade

A palavra lúdico vem do grego e significa brincar, nessa brincadeira estão incluídos jogos, brinquedos e brincadeiras.

O jogo no âmbito educacional possibilita a aprendizagem do sujeito e o seu pleno desenvolvimento, já que conta com conteúdos do cotidiano, como as regras, as interações com os objetos e o meio e a diversidade de linguagens envolvidas em sua prática. “aprender por meio do jogo e, logo, aprender brincando”.

A ludicidade utiliza como recurso pedagógico em ambiente de ensino traz o prazer como um referencial das ações dos educandos.

Jogo, brinquedo e brincadeira, por Kishimoto.

Kishimoto fala que a ludicidade trabalha as habilidades da mente, melhorando atenção e criatividade ele mostra duas funções: A função lúdica e a educativa. Kishimoto tem os brinquedos como objeto e a brincadeira é algo espontâneo dependente de ser individual ou em grupo, ela é um meio entre realidade e fantasia trazendo dificuldades psicológicas que podem confundir a criança em sua vida, (na vida externa).

Jogo: No jogo, as situações se caracterizam por um quadro no qual a realidade interna predomina sobre a externa. Neste sentido, a imaginação entra em ação, há o prazer e a alegria . O jogo só pode ser jogo quando escolhido livre e espontaneamente pela criança; caso contrário, é trabalho ou ensino.

Brinquedo: O brinquedo, é entendido sempre como um objeto, suporte da brincadeira ou do jogo, quer no sentido concreto, quer no ideológico. O brinquedo é o suporte da brincadeira.

Brincadeira: É apontada por Kishimoto como uma atividade espontânea da criança, sozinha ou em grupo. A brincadeira na infância leva a criança a solucionar conflitos por meio da imitação, ampliando suas possibilidades lingüísticas, psicomotoras, afetivas, sociais e cognitivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com