TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Na Grecia

Dissertações: Educação Na Grecia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

EDUCAÇÃO NA GRÉCIA

Período Arcaico (século VIII a VI a.C)

Educação Homérica

A educação neste período teve um caráter prático. As epopeias de Homero: a Ilíada e a Odisseia, falam dos ideais dessa educação, que compreende os dois momentos das ações de quem governa, ou seja, a sabedoria e ter poder de ação.

Neste momento ao lado dos cuidados com a educação física, torna-se importante a formação intelectual. No inicio a educação é aristocrática, e em fins do século VI a.C aprecem formas simples de escolas e a educação deixa de ser só responsabilidade da família, adquirindo aspectos coletivos.

O Estado demonstra interesse, mais ainda o ensino não se torna obrigatório nem gratuito, continuando sob a iniciativa privada.

EDUCAÇÃO ATENIENSE (600 – 450 a.C)

Em Atenas a educação de crianças de até 7 anos se restringe em casa, a cargo da família, muitas vezes aos cuidados de amas e escravos.

Neste momento surge à figura do “pedagogo” designa em sua origem o condutor de meninos, por isso eram chamados pedagogos, aos escravos encarregados de guiar as crianças à escola.

A criança grega frequentava dois diferentes tipos de escolas: a escola de música e a escola de ginástica. Para os gregos, a educação física não é só destreza corporal, mas vem acompanhada de uma preocupação moral e estética.

Na educação musical tem um significado mais amplo. Cultiva-se o canto em forma de coral e a declamação de poesias, tendo também como expressão a dança que seria a ligação entre o exercício e a música.

A Escola do Alfabeto

Durante muito tempo a leitura e a escrita merecia menor atenção, dando maior ênfase às praticas esportivas e musicais. À medida que aumenta a exigência de melhor formação intelectual, começa a surgir três níveis de educação: a elementar, a secundária e superior.

Na educação elementar surge à figura do gramático, que costuma reunir um grupo de alunos, a quem ensina leitura e escrita, usando como método o recurso da silabação, repetição, memorização e declamação, escrevem em tabuinhas e fazem cálculos com o ábaco ou com o auxilio dos dedos.

Mais ou menos aos 13 anos, completa-se a educação elementar. As crianças pobres procuram um oficio e as de família rica continuam os estudos, sendo encaminhada ao ginásio, onde as atividades musicais se ampliam abrindo espaço também para a matemática, geometria e astronomia.

A educação superior só aparece com os sofistas, onde se ensina principalmente à retórica e a filosofia.

Os Docentes

Na Grécia, o mestre geralmente é uma pessoa humilde, mal paga e sem prestígio. O ofício de mestre era o oficio de quem caiu em desgraça, era visto como mendigo e recebiam um salário de miséria. Sofriam perseguições políticas por cobrarem por seu trabalho.

Neste contexto começa o processo de estatização da escola, onde haverá uma melhoria das condições econômicas e do prestigio social dos mestres, mas mesmo assim resiste à ironia com os mestres e a resistência em pagá-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com