TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Nutricional

Pesquisas Acadêmicas: Educação Nutricional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

Programa Educacional: EMEB Tereza Delta creche e pré- escola

Rua Jose d Ângelo n° 595, Parque terra nova II. SBC.

Autorizado pela diretora Tânia De cássia modes

Turma: 1ª A 27 alunos

Proposta:

Incentivar às crianças a fazerem uma alimentação saudável e nutritiva com nutrientes importantes e imprescindíveis para seu desenvolvimento com frutas, verduras e legumes entre outros.

Objetivo:

Ressaltar a importância e o conhecimento de práticas sobre uma alimentação saudável com crianças de 3 a 5 anos da EMEB Tereza Delta por meio de estratégias de educação nutricional adaptada a esta faixa etária

Desenvolvimento:

Educação nutricional é um conjunto de estratégias e atividades realizadas com crianças e adultos, tendo como objetivo valorizar a alimentação saudável e alterar hábitos alimentares. Porém deve-se ressaltar a necessidade de respeitar crenças, valores e relações sociais que se estabelecem em torno da alimentação, pois a educação alimentar visa o acesso a todos os cidadãos a uma alimentação quantitativa e qualitativamente adequada (BOOG, 2010).

Sabe-se que a maioria dos nossos hábitos alimentares são formados desde o primeiros anos de vida, a partir da experiência, da observação e da educação aprendida em casa e na escola, assim sendo, o papel da família e da equipe escolar é indispensável para a formação de bons hábitos alimentares. Estudos mostram que

o incentivo a uma alimentação saudável na infância auxilia no bom crescimento e Desenvolvimento da criança, e na formação de hábitos alimentares saudáveis que se incentivados continuamente refletirão em adultos livres de doenças como obesidade, diabetes tipo dois, hipertensão, entre outras (MARIN et al, 2009).

Para que se obtenha uma população mais saudável é imprescindível a realização da educação nutricional na infância, que pode ser realizada por meio de atividades lúdicas, que são as principais ferramentas utilizadas na educação nutricional, pois auxilia no sucesso do trabalho proposto, permitindo uma maior facilidade na aprendizagem pelas crianças sobre escolhas e hábitos alimentares mais saudáveis, sendo que o ato de brincar é muito importante e expressivo na infância (ZIMER et al, 2004).

O foco do nosso grupo é o desenvolvimento da educação alimentar e nutricional com crianças de três a cinco anos que estão na fase pré-escolar para que aprendam, cada vez mais cedo, a optar pela qualidade de vida.

Para a elaboração e estratégia do projeto de Educação Nutricional, utilizaremos elementos didáticos como desenhos de frutas para colorir e pintar, cartazes de pirâmide alimentar, dinâmicas com brincadeiras, questionários com desenhos de frutas, legumes e verduras e jogos, por exemplo, de memória, tato, visão e etc.

O problema nutricional que iremos aborda e que geralmente muitas vezes as crianças deixam de consumir alimentos saudáveis, para consumir refrigerante, biscoitos, chocolate, salgadinho, batata fritas e etc.. Apenas o que mais gosta de comer, a maioria das mães diz que seus filhos não comem nada ou comem “apenas besteiras”. O nosso grupo ira incentivar as crianças da escola EMEB Tereza Delta sobre ter uma alimentação saudável e correta com alimentos importantes para faixa etária.

O produto que iremos desenvolver e um alimento feito com frutas e nutricionalmente bom e colorido e uma pizza de frutas a receita já existe, mas iremos adaptar ao nosso modo.

Conclusão

Desenvolvemos brincadeira de pintar e colorir frutas e legumes onde as crianças teriam que descobrir qual era a fruta ou legume e suas cores fizeram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com