TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Para A Saúde

Ensaios: Educação Para A Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  1.698 Visualizações

Página 1 de 2

Pergunta (01):

Um Operador de máquinas prensou o dedo indicador direito causando um corte profundo com fratura exposta. No momento do acidente, o Técnico em Segurança do Trabalho foi designado pelo empregador para atender a ocorrência. O acidentado foi encaminhado ao atendimento médico do município. Em que momento haverá o envolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS) nesta situação?

Resposta: Se no caso o mesmo foi encaminha ao atendimento médico do município, e o mesmo for publico, o mesmo haverá envolvimento no atendimento de prestação de socorro imediato, será feitos o atendimento médico que no caso dele será emergência por se tratar de uma fatura exposta pode precisar de uma cirurgia de emergência por conta da fratura, nesse caso o SUS encaminhara o mesmo se não tiver naquela unidade de saúde de atendimento um especialista ou equipamentos necessários para realizar um diagnostico ou cirurgia, sou da área da saúde e sabemos também que a empresa devera conter um documento informando e informado pelo CAT o acidente de trabalho, o mesmo devera se anexo a ficha de atendimento do paciente.

Só uma observação: Todos os acidentes de Trabalho devera ser devidamente comunicado ao sistema SUS.

Pergunta (02):

Sabemos também que na ocorrência de um Acidente de Trabalho (AT), deverá ser emitida uma Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Neste caso haverá o envolvimento de outro Órgão Público. Qual seria este Órgão e qual seria o envolvimento deste no andamento da sequência do atendimento aos requisitos legais deste Acidente de Trabalho.

Resposta: Nesse caso seria a Previdência Social (INSS) A empresa deverá comunicar o acidente do trabalho, ocorrido com seu empregado, havendo ou não afastamento do trabalho, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o teto máximo do salário de contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, determina por lei.

O INSS também é responsável pelo andamento do afastamento do acidentado, em caso de afastamento o mesmo terar direito ao auxilio doença e etc...

Sabemos também que envolve outras seis unidades responsáveis a serem entregues os formulários devidamente preenchidos:

INSS;

À empresa;

Segurado ou dependente;

Sindicato de classe do trabalhador;

Sistema Único de Saúde – SUS;

Delegacia Regional do Trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com