TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Popular

Relatório de pesquisa: Educação Popular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.758 Palavras (16 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 16

EDUCAÇÃO POPULAR É UM DIREITO DE TODOS OS SUJEITOS SOCIAIS. É UMA INCLUSÃO DOS OPRIMIDOS QUE VIVEM SEM CONDIÇÕES ELEMENTARES PARA O EXERCÍCIO DE SUA CIDADANIA.

1-INTRODUÇÃO

Segundo o site da ANPEd que serviu de fundamentação para este trabalho:

A ANPEd foi fundada em 1976, mas só a partir 1978 iniciou suas atividades realizando reuniões anuais, e atua de forma decisiva e comprometida nas principais lutas pela universalização e desenvolvimento da educação no Brasil. Ao longo de sua trajetória, a Associação construiu e consolidou uma prática acadêmico-científica destacada e, nesse percurso, contribuiu para fomentar a investigação e para fortalecer a formação pós-graduada em educação, promovendo o debate entre seus pesquisadores, bem como o apoio aos programas de pós-graduação.

As reuniões nacionais e regionais da Associação também construíram um espaço permanente de debate e aperfeiçoamento para professores, pesquisadores, estudantes e gestores da área. Nesse percurso, a ANPEd tem se projetado no país e fora dele como um importante espaço de debate das questões científicas e políticas da área, além da relevante produção científica de seus membros, constituindo-se em referência na produção e divulgação do conhecimento em educação.

A ANPEd é uma associação sem fins lucrativos que congrega programas de pós-graduação stricto sensu em educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área. Ela tem por finalidade o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, dentro dos princípios da participação democrática, da liberdade e da justiça social.

Dentre seus objetivos destacam-se: fortalecer e promover o desenvolvimento do ensino de pós-graduação e da pesquisa em educação, procurando contribuir para sua consolidação e aperfeiçoamento, além do estímulo a experiências novas na área; incentivar a pesquisa educacional e os temas a ela relacionados; promover a participação das comunidades acadêmica e científica na formulação e desenvolvimento da política educacional do País, especialmente no tocante à pós-graduação.

Sua estrutura é composta com uma diretoria: que é constituída por presidente (a), cinco vices- presidentes (as), primeiro (a) e segundo (a) secretários e um (a) diretor (a) financeiro (a). Os Vices presidentes representam cada uma das cinco regiões geográficas do País.

A estruturação da ANPEd é composta como de qualquer outra empresa possui um quadro associativo, sócios individuais, professores e estudantes todos vinculados aos programas de pós-graduação stricto sensu em educação e demais pesquisadores da área.

Possui também um fórum de coordenadores (FORPED), um conselho fiscal e um comitê cientifico.

Os grupos de trabalho estão constituídos de 23 GTs distribuídos cada um em sua temática que agregam pesquisadores de áreas especifica do conhecimento, além do debate sobre educação definem as atividades acadêmicas e cientificas nacional da ANPEd.

O Grupo de trabalho de Educação Popular (GT6) o qual é à base do nosso trabalho segundo a ANPEd, foi criado em 1981, teve um forte protagonismo de educadores e pesquisadores identificados com educadores populares. Sendo esse grupo um dos primeiros a serem estruturados pela entidade, na quarta reunião realizada em Belo Horizonte.

O GT6 se reuniu pela primeira vez em 1982, sob a coordenação de Osmar Fávero, durante a 5ª Reunião anual da ANPEd, no Rio de Janeiro tem grande contribuição no que diz respeito a melhorias na educação. Em 1984 na 7ª reunião da ANPEd que se verificou, entre outras a necessidade de repensar a educação popular frente à politica do Ministério da Educação e Cultura, neste percurso foram vários as temáticas abordadas, dentre elas escolarização do adulto trabalhador, a escolarização da juventude trabalhadora em cursos noturnos, a implantação de cursos supletivos, projetos de lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Em 1990 (na 13ª Reunião anual da ANPEd, em Belo Horizonte), o GT Educação Popular juntou-se a outros GTs para discutir e ir além da temática recorrente nas reuniões anteriores, neste sentido podemos dizer que, mesmo mudando as temáticas as reuniões do (GT6) estão sempre voltadas para melhorias no âmbito escolar.

Segundo o site da ANPEd O GT6 muitas vezes serviu de porta de entrada, meio de acesso a outros GTs, devido a sua flexibilidade que apresentava em suas exigências temáticas, após consulta nacional ”nacional”, uma ementa orientava os futuros candidatos à apresentação de trabalhos, a respeito das exigências intelectuais, rigor metodológico, universo temático e qualidade conteudística dos futuros trabalhos, o que muito rapidamente deu ao GT um perfil de qualidade acadêmica superior, por ser um GT de fácil flexibilidade a grande diversidade de temas dialogam com os outros GTs.

A partir da leitura de alguns trabalhos publicados na Reunião Anual da ANPED, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação sobre Educação Popular realizamos uma pesquisa para sabermos como estão os trabalhos sobre a Educação Popular no Brasil.

O objetivo desse trabalho é a elaboração de um novo artigo através de pesquisas e analises bibliográficas usando a metodologia do estado da arte nos artigos já publicados no site da Anped, sobre educação popular e temas associados.

Relatamos assim um breve apanhado das reuniões 27ª, 31ª e 36 ª referentes ao Grupo de Trabalho seis, grupos estes que são instâncias de aglutinação e de socialização do conhecimento produzido pelos pesquisadores da área de educação.

A 27ª Reunião Anual da Anped realizada em Caxambu-MG, no período de 21 a 24 de novembro de 2004 teve como tema central: Sociedade, Democracia e Educação. Nesta reunião o GT 6 contou com 15 trabalhos publicados sendo seus autores 11 mulheres e 5 homens. Os trabalhos foram desenvolvidos em 14 universidades públicas e 3 privadas sendo que uma das autoras conta com 2 universidades públicas e uma privada e outro com duas universidades públicas. Os autores de 3 desses trabalhos contaram com recurso próprio para a realização das pesquisas e apenas 1 com auxilio do CAPES. Todas as pesquisas estiveram centradas em várias regiões do Brasil entre elas, região sul – sudeste – Nordeste – norte – centro- oeste. Os temas debatidos na reunião destacam-se: Educação popular; Educação popular interversão comunitária; Educação Popular e Violência na escola pública; Inclusão (surdos); Educação em saúde; Educação indígena; Metodologia do trabalho; Apoio Social;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com