TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação, cultura e sociedade

Seminário: Educação, cultura e sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Seminário  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 4

Ensino, cultura e sociedade.

A presente pesquisa aborda como tema principal as influencias das raízes culturais no processo de ensino-aprendizagem. Visto que cultura é um componente ativo na vida do ser humano, e que não há individuo que não possua cultura, pelo contrario cada um é criador e propagador da mesma, esta pesquisa busca em sua abordagem focalizar as diversas raízes culturais que estão presentes em uma sala de aula, de ensino fundamental do município de Espigão do Oeste. Ressalta também as dificuldades enfrentadas pelos professores ao lidar com as manifestações culturais no ato de aprender, bem como os métodos que o educador utiliza para contornar essas situações. Este estudo em um primeiro momento caracteriza-se por uma pesquisa de cunho bibliográfico, onde a autora busca saber as mais diversas considerações de autores que discutem a temática pesquisada. Para a concretização da pesquisa se fará uso da pesquisa de campo quando serão entrevistados professores que convivem diretamente com essa realidade. A pesquisa de campo efetivar-se-a por meio de questionários e entrevistas, e os resultados obtidos serão analisados apartir do referencial teórico. O cotidiano escolar revela um amplo desenvolvimento de aprendizagem e uma afetiva reconstrução do conhecimento quando se dá espaço para a integração entre as diferenças e possibilidades de expressão, abrindo possibilidades da escola reconhecer efetivamente o aluno como sujeito da reconstrução do conhecimento.

Filme:

“Entre os muros da escola”

O filme trata de uma questão bastante pertinente, diante da busca dos professores pela melhor maneira de alcançar os alunos, considerando muitas vezes, a falta de interesse e indisciplina dos mesmos.

A prática pedagógica exige constante renovação. Se considerarmos os apelos e os estímulos aos quais estão expostos os nossos alunos, devemos então procurar formas criativas de conseguir seu interesse e atenção, seja por meio de estímulos visuais, ou tecnológicos, a ação do professor é indispensável, desde que ele considere a realidade de sua clientela, bem como os aspectos sociais e culturais desta, a fim de formar cidadãos pensantes, críticos e atuantes na sociedade em que vive.

No filme, professores se deparam com uma situação bastante difícil, envolvendo alunos (adolescentes) de periferia, sendo eles de culturas diferentes ( africanos e asiáticos). A situação em si já gera conflitos, culturais, preconceitos e racismo. Diante disso, os professores tentam encontrar uma maneira de resolver tais conflitos. Isso exige grande comprometimento dos professores.

A partir daí, diferentes técnicas são utilizadas, ou melhor, diferentes maneiras de se tentar aproximar dos alunos.

As tentativas são muitas, transitando do autoritarismo, onde os professores buscam impor sua autoridade diante dos alunos (tentativa essa que não gera bons resultados, considerando a hostilidade dos mesmos) à pedagogia progressivista, que enfatiza o aluno, que considera e valoriza as experiências e vivências dos alunos, porém tanto uma quanto outra, não surtem efeitos satisfatórios. O que nos leva a concluir que não há uma receita pronta de como se atingir êxito em nossa prática, mas que devemos levar em conta, a sociedade e a cultura, comprometendo-nos a buscar sempre novas formas de transferir o conhecimento, despertando o pensamento crítico dos alunos, porém de maneira a fazê-los perceberem seus papéis na sociedade. Sabendo-se cidadão atuante, porém com obrigações. Reconhecer-se importante sem desconsiderar a importância do outro.

Tirinhas:

Observando os quadrinhos, podemos fazer a seguinte análise:

Por mais tecnológico e moderno que esteja o mundo atual, os recursos naturais continuam sendo indispensáveis. Há ainda uma falta de conscientização quanto à importância de se preservar tais recursos.

Essa segunda tirinha nos mostra uma sociedade pouco consciente e preconceituosa, que julga ao invés de procurar compreender, e que considera os menos favorecidos como marginais e preguiçosos, culpando-os por sua condição social.

Contribuições da sociologia da educação no cotidiano da sociedade atual.

A sociologia nos permite entender melhor a nossa função enquanto educadores, e a importância do nosso trabalho dentro de uma sociedade.

Após estudos, discussões e análises, chegamos à conclusão que não há receitas prontas.

Cada pessoa tem sua própria maneira de ver a sociedade, o que envolve valores e culturas diferentes.

Toda sociedade organiza-se à sua maneira, ou seja, possui um sistema cultural que determina padrões, com normas características que devem ser obedecidas e respeitadas tendo hábitos e costumes. Assim sendo, a sociologia tem o papel de estudar a dinâmica das sociedades.

Citando Weber, “é uma ciência que se propõe a compreender por interpretação a atividade social e com isso explicar seu desenvolvimento e seus efeitos “

Muitos estudiosos buscaram compreender essa dinâmica, a fim de transformá-la.

“Podemos então dizer que a sociologia é uma ciência que não estuda apenas os fenômenos sociais, mas também procura entender os processos e estruturas que contribuem para o funcionamento ou não dos sistemas sociais.” m sociedade , e o que isso

Através da sociologia buscamos interpretar como o homem se relaciona em sociedade e como isso influencia na transformação da mesma.

A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social.

www.jornaldaeducação.inf.br

www.artigos.com/artigos/humanas/educação/o-crack-e-a-educação-9556/artigo/

...

Baixar como  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »