TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação fisica

Por:   •  23/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A atividade física designa várias habilidades, de esportes aquáticos como a natação a esportes coletivos como o vôlei. Assim também é a atividade física adaptada só que elaborada de uma forma que consiga suprir as necessidades especiais de cada indivíduo. A educação física adaptada, tem como objetivo o estudo e a ajuda profissional a pessoas com deficiências físicas ou mentais para a pratica das atividades físicas.

Desenvolvimento

A educação física adaptada não caracteriza as pessoas como deficientes ou não. Ela tem como dever avaliar as diferenças de cada um, evitando que essas diferenças afetem negativamente a identidade dessas pessoas, devendo proporcionar atividades adaptadas para as necessidades individuais. Sendo um dos principais objetivos da educação física adaptada, a integração desse indivíduo com necessidades especiais na sociedade.

Sua função integradora tem como aspecto promover a interação social com essas pessoas. Para que essa interação e integração aconteça de uma boa forma é necessário alcançar algumas metas:

  • Melhorias e desenvolvimento da autoestima.
  • Motivação e socialização.
  • Proporcionar bem estar físico, mental, emocional e social.
  • Desenvolvimento social e intelectual.

A educação física adaptada abrange vários tipos de necessidades especiais como: deficiência visual, auditiva, mental; lesão medular; amputação; obesidade; idosos; distúrbios respiratórios; transplantados e entre outros tipos de deficiência.

Um exemplo de reintegração do portador de necessidades especiais é as paraolimpíadas, que é um evento desportivo, que é constituído por competições entre atletas de alto nível com necessidades sejam físicas ou sensoriais.

Os atletas que participam das paraolimpíadas, irradiam otimismo, levantam a autoestima e ajuda a mudar as perspectivas de muita gente, Pois nos fazem perceber que a pessoas que apesar das dificuldades, foram a luta e venceram no esporte, essa é uma grande vitória que as paraolimpíadas oferecem as pessoas com deficiências. E mais que possível a integração a integração de um portador de necessidades especiais na sociedade, e a educação física adaptada faz isso.

Conclusão

Quando se pensa na educação física direcionada para deficientes, e a integração que promove é importante pensar nela já implantada no ambiente escolar, ajudando desde cedo crianças portadoras de necessidades especiais, potencializando suas habilidades. Havendo também a necessidade da conscientização por parte da sociedade em relação aos portadores de alguma deficiência. Assim promovendo uma educação inclusiva, tornando o esporte adaptado uma ferramenta de integração.    

Trabalho

De

Educação Física

             

Dupla: Hannah Larissa Alcântara da Silva Evangelista   N°16

              Jéssica Queiroz fontes     N° 23

Turma: 1° D

Professora: Samara

 

 

Fortaleza, 27 de novembro de 2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com