TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação não Formal E Educação Profissional No Brasil

Artigo: Educação não Formal E Educação Profissional No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  3.127 Palavras (13 Páginas)  •  929 Visualizações

Página 1 de 13

Educação não formal e Educação Profissional no Brasil

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares”, sob orientação da professora tutora à distância Rita de Cássia Medeiros Gomes.

Limeira

2013

Sumário

Educação não formal: sua função na sociedade moderna e prática nos diversos segmentos sociais............................................................................................................03

Associativismo: sua função na sociedade moderna e prática nos diversos segmentos sociais..............................................................................................................................05

Situação didática: Educação não formal no Brasil.....................................................07

Contribuições da Educação não formal no cotidiano da sociedade atual................12

Considerações finais......................................................................................................16

Referências Bibliográficas............................................................................................17

Educação não formal: sua função na sociedade moderna e prática nos diversos segmentos sociais

Educação não formal é um conjunto de processos educacionais organizados fora da lógica do sistema regular de ensino, ou seja, não seguem um currículo pré-definido baseado nas normas e diretrizes do governo federal. Ao contrário, o conteúdo é definido a partir da vontade e das necessidades das pessoas envolvidas.

Essas atividades educacionais, apesar de possuírem objetivos claros e bem definidos, são organizadas e estruturadas de maneira flexível. Apresentam um caráter complementar à educação formal, portanto não conferem graus ou títulos aos seus participantes, apenas podem conceder certificados de aprendizagem obtida.

São oferecidas tanto por instituições de ensino formal quanto por organizações sociais. Pode compreender programas educacionais que ofereçam alfabetização de adultos, educação básica para crianças fora da escola, competências para a vida, competências para o trabalho e cultura em geral.

A grande diferença entre educação formal, informal e não formal é que a primeira tem objetivos claros e específicos e é representada principalmente pelas escolas e universidades. Ela depende de uma diretriz educacional centralizada como o currículo, com estruturas hierárquicas e burocráticas, determinadas em nível nacional, com órgãos fiscalizadores dos ministérios da Educação.

A educação informal não é obrigatória e depende totalmente da motivação e a educação não formal é mais difusa menos hierárquica e menos burocrática. Os programas da educação não formal não precisam necessariamente seguir um sistema sequencial e hierárquico de progressão. Podem ter duração variável e, podem, ou não conceder certificados de aprendizagem decorrendo daí toda a sua flexibilidade.

O novo cenário da educação se abre no século XXI com novas perspectivas para o profissional que se insere no mercado de trabalho, como nos mostra a própria sociedade, que vive um momento particular, onde uma nova estrutura está se firmando, exigindo profissionais cada vez mais qualificados e preparados para atuarem neste cenário competitivo.

A educação em espaços não escolares vem confirmar esta discussão, fazendo com que o profissional saia de seu espaço escolar e busque um novo espaço de atuação, quebrando o paradigma de que o pedagogo está apto apenas para exercer suas funções na sala de aula.

Dessa forma a educação sofre mudanças em seu conceito, pois deixa de ser restrita ao processo ensino-aprendizagem em espaços escolares formais, se transpondo aos muros da escola, para diferentes e diversos segmentos como: ONGs, família, trabalho, lazer, igreja, sindicatos, clubes, etc. Abre-se aqui um novo espaço para a educação, dando uma estrutura interessante à educação não formal. Diante de tantas transformações do espaço escolar, não podemos deixar de salientar que o profissional da área da educação também está se transformando, buscando se adaptar a essa nova realidade, agindo como agente de transformação. Tem-se agora uma nova proposta para o educador, executar o papel de transformador do conhecimento e do comportamento humano, atuando também em espaços não escolares e que visam à aprendizagem e a transformação do comportamento humano, tanto quanto dentro da educação formal.

A educação na escola é necessária, pois, se considerarmos o aluno sujeito de direitos, de conhecimentos e aprendizagem, o professor poderá tornar-se um elo importante na construção do desenvolvimento pleno do humano. Mas a educação fora da sala de aula não pode ser desprezada, pois através dela é possível captar a profundidade das relações conscientes entre as pessoas e entre pessoas e coisas. É fundamental a compreensão de que a aprendizagem escolar é parte de um processo maior que é a vida social, na qual alunos e professores são sujeitos que compartilham espaços e tempos.

Associativismo: sua função na sociedade moderna e prática nos diversos segmentos sociais

Por definição, o associativismo pode ser entendido como qualquer iniciativa formal ou informal que reúna um grupo de pessoas ou empresas para representar e defender os interesses dos associados e estimular a melhoria técnica, profissional e social dos associados. O associativismo é a atuação coletiva de pessoas almejando o caminho para a sobrevivência dos negócios e a geração de vantagens competitivas.

Se pensarmos no homem, que é um ser eminentemente social, há milhares de anos atrás já havia percebido a necessidade de viver de forma agrupada, em pequenas tribos, formando assim um importante meio de sobrevivência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com