TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação para o desenvolvimento sustentável no Brasil

Tese: Educação para o desenvolvimento sustentável no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Tese  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

Administração

Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil

A educação para o desenvolvimento sustentável permite a todo ser humano adquirir conhecimento, habilidades, atitudes e valores necessários para formar um futuro sustentável. A escala e a diversidade de seus recursos naturais fazem do Brasil um país de importância chave em termos da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.

A Assembleia Geral das Nações Unidas a proclamou a DécadaInternacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável para o período 2005-2014. A proposta foi aprovada em dezembro de 2002, durante sua 57ª Sessão. A UNESCO é a agência líder da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS) para promover a décadas e para estabelecer padrões de qualidade para a educação voltada para o desenvolvimento sustentável. Seu principal objetivo é o de integrar os princípios, os valores e as práticas do desenvolvimento sustentável a todos os aspectos da educação e da aprendizagem. A educação para o futuro sustentável significa incluir questões-chave sobre o desenvolvimento sustentável no ensino e na aprendizagem, por exemplo, mudança climática, redução de riscos de desastres, biodiversidade, redução da pobreza e consumo sustentável. Também requer métodos participativos de ensino e aprendizagem para motivar e empolgar alunos a mudar seus comportamentos e tomar atitude em favor do desenvolvimento sustentável. A Educação para o Desenvolvimento sustentável promove competências como pensamento crítico, reflexão sobre cenários futuros e tomadas de decisão de forma colaborativa. Isso requer mudanças profundas no modo que a educação é freqüentemente praticada hoje.

Esse esforço educacional irá incentivar mudanças de comportamento que virão a gerar um futuro mais sustentável em termos da integridade ambiental, da viabilidade econômica e de uma sociedade justa para as gerações presentes e futuras. Isso representa uma nova visão da educação capaz de ajudar pessoas de todas as idades a entender melhor o mundo em que vivem, tratando da complexidade e do inter-relacionamento de problemas tais como pobreza, consumo predatório, degradação ambiental, deterioração urbana, saúde, conflitos e violação dos direitos humanos, que hoje ameaçam nosso futuro.

Pergunta: Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.

RESPOSTA:

Para tentarmos resolver os problemas ambientais, temos que lutar pelo ensino da educação ambiental nas escolas, pois quando falamos em educação ambiental muitos entendem que é somente plantar uma árvore, mais abrange muita coisa, como destinar corretamente seu lixo orgânico, nossas matas, qualidade no trânsito, reciclagem, apoio as cooperativas de reciclagem, promover a aplicação de novas tecnologias que podem ser criadas e utilizadas pela população.

A tarefa da escola é proporcionar um ambiente escolar saudável e coerente com aquilo que ela pretende que seus alunos aprendam, cabe a escola também garantir que os alunos possam pôr em prática o que foi aprendido para não ficar somente no caderno como mais uma matéria e sim poder passar os conhecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com