TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeito da Intervenção de Reflexologia Podal na Depressão

Por:   •  6/12/2021  •  Artigo  •  5.332 Palavras (22 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 22

Efeito da intervenção de reflexologia podal na depressão, ansiedade e qualidade do sono em adultos[pic 1]

Introdução

A reflexologia podal é uma prática sistêmica na qual o praticante aplica alguma pressão em qualquer ponto de pressão nos pés para estimular o corpo e fornecer benefícios à saúde em diferentes partes do corpo. A reflexologia podal é comumente praticada como terapia complementar e é uma das terapias não farmacológicas para aliviar nossa saúde mental, emocional e espiritual, enquanto melhora a qualidade de nossa vida.

A reflexologia podal é uma intervenção da reflexologia aplicada em diferentes culturas ao redor do mundo há milhares de anos. É definida como um tipo de terapia que se baseia na estimulação dos nervos e do sistema circulatório do corpo em que são considerados todos os pontos reflexológicos, correspondentes a diferentes partes do corpo humano. Ainda é ambíguo em relação ao mecanismo por trás da função da reflexologia podal, mas certamente foi demonstrado que tem efeitos fisiológicos e psicológicos potentes, talvez atribuídos ao relaxamento derivado do efeito placebo, às técnicas de comunicação terapêutica e ao impacto do comportamento de toque.

A explicação para o mecanismo de ação na reflexologia podal é baseada na teoria que ajuda a equilibrar a energia em toda a estrutura física atualmente, a teoria mais promissora sugere que os benefícios da reflexologia podal podem ser causados ​​pela modulação de nosso sistema nervoso autônomo. Os efeitos são bem conhecidos por aliviar os sintomas psicológicos do estresse, reduzindo a ansiedade e a tensão muscular, acalmando nosso humor], melhorando a qualidade do sono e facilitando a sensação de bem-estar. O tratamento farmacológico de sintomas prevalentes como depressão, ansiedade e distúrbios do sono pode contribuir para a alta tensão no corpo, criando efeitos colaterais adicionais.

A reflexologia podal oferece uma vantagem a certos grupos e geralmente não causa nenhum efeito prejudicial durante certas circunstâncias médicas. As circunstâncias corporais de cada pessoa são únicas, portanto, os resultados da intervenção da reflexologia podal podem diferir de uma pessoa para outra.

A revisão sistemática anterior relatou resultados fisiológicos e bioquímicos associados à intervenção da reflexologia podal. No entanto, há um número insuficiente de estudos baseados em evidências que expõem os efeitos da reflexologia podal na melhora de nossos sintomas psicológicos, como depressão, ansiedade e distúrbios do sono. Até onde sabemos, esta é a primeira revisão sistemática e meta-análise sobre o efeito psicológico da reflexologia podal e para identificar os possíveis fatores relacionados à reflexologia podal em participantes adultos.

Objetivos

 O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática, meta-análise e metaregressão para determinar a melhor evidência disponível atualmente da eficácia e segurança da reflexologia podal para depressão, ansiedade e qualidade do sono em adultos.

Material de Pesquisa

A estratégia de busca identificou 959 artigos de pesquisa por meio de bases de dados eletrônicas. Um total de 912 registros foram excluídos após a remoção de duplicatas e triagem de resumos e títulos. Em seguida, todos os artigos de texto completo foram avaliados quanto à elegibilidade e 21 registros foram excluídos por motivos como não serem randomizados, não incluíram resultados relevantes, incluíram reflexologia podal como parte de uma intervenção multimodal, sem grupo de controle adequado, ainda não foi publicada oficialmente finalmente, 26 artigos restantes com 2.366 participantes foram investigados por análises qualitativas. Todos os artigos foram publicados em inglês.

Resumo da Evidência

Analisamos o impacto da reflexologia podal na depressão, ansiedade e qualidade do sono. Meta-análise para melhora dos sintomas psicológicos indicou que a reflexologia podal pode efetivamente aliviar a depressão, ansiedade e qualidade do sono. No entanto, os tamanhos de efeito de vários estudos foram heterogêneos. Além disso, não apenas nos concentramos nos possíveis fatores clínicos moderadores, mas também investigamos o possível efeito de confusão pelas diferentes ferramentas de medição.

No geral, a aplicação de reflexologia podal não foi associada à degradação dos sintomas psicológicos ou a um rápido aumento dos efeitos adversos. Apenas alguns estudos avaliaram explicitamente eventos adversos não graves relacionados à segurança. A reflexologia podal é provavelmente uma prática relativamente segura para esta população. No entanto, futuros RCTs (reflexologia combinada terapêutica) devem tomar mais medidas para estabelecer relatórios ainda mais precisos de eventos adversos e raciocínio pessoal para desistências dos participantes.

Conclusões

Os resultados desta revisão sistemática e meta-análise demonstraram que a intervenção da reflexologia podal tem benefícios em comparação com as práticas de controle não ativas em termos de melhorar o fardo da depressão, ansiedade e distúrbios do sono. Além disso, a metaregressão revela que um aumento no tempo total de reflexologia podal diminuiria a ansiedade e melhoraria a qualidade do sono. Apesar de certas falhas na metodologia em nossos estudos incluídos, a reflexologia podal pode ser recomendada como uma intervenção complementar para melhorar nossa depressão, ansiedade e qualidade do sono. No entanto, a força de evidência avançada com compreensão futura dos mecanismos de reflexologia podal e acompanhamento de longo prazo deve ser uma prioridade para a preparação e implementação futura para grupos sensíveis, como partos de mulheres ou pacientes com câncer.

Reflexologia e sua fascinante história

[pic 2]

Para conhecer bem uma pessoa, precisamos conhecer sua história. Quando conversamos e convivemos com ela, aprendemos sobre sua vida, seus gostos, seus sentimentos mais íntimos. Se isso não for possível, teremos que conversar com pessoas que conheciam ou ler sobre ela. Mas exigirá muito esforço e dedicação.

A história da Reflexologia é fascinante, cheia de personagens que foram persistentes em seus estudos, práticas e avaliações. Muitos povos e culturas diferentes contribuíram para a Reflexologia que conhecemos hoje. É uma viagem emociante no tempo, uma aventura! Homens e mulheres com apenas uma missão: Encontrar meios naturais de diminuir a dor e o sofrimento humano. Mas... homens e mulheres incansáveis, que dedicaram a vida e suportaram situações difíceis para nos presentear com essa técnica maravilhosa que é a Reflexologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com