TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeito ou efeito da percepção

Tese: Efeito ou efeito da percepção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Tese  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

Percepção

Ação ou efeito de perceber.

Capacidade de assimilar através do sentidos ou da inteligência: percepção do sofrimento; percepção do clima.

Linguagem Formal. Capacidade para discernir; juízo consciencioso acerca de algo ou alguém; impressão: é necessário entender a percepção do certo e do errado. 

Como se sabe, cada organismo é dotado de um equipamento sensorial que o torna sensível apenas a uma gama de energias físicas. Existe uma limitação na capacidade do organismo de captar estímulos , dependendo das características de seus receptores. Por exemplo, os receptores visuais do homem são sensíveis apenas a uma fração mínima de ondas luminosas, não sendo capazes de captar ondas luminosas que fogem de uma determinada faixa. Estas, se incidirem sobre o olho humano, não provocarão qualquer reação . O mesmo ocorre com os receptores auditivos. Organismos de diferentes espécies são sensíveis a sons de diferentes frequências. Enquanto o homem é capaz de ouvir uma amplitude de frequência de ondas sonoras que varia de 20 ciclos a 20000 ciclos por segundo , outros organismos podem ouvir uma variedade mais ampla.

Na percepção, há uma elaboração da informação recebida através dos canais sensoriais , implicando em analise e processamento dos dados. As percepções visuais ou auditivas, por exemplo, não são análogas a um registro de padrões luminosos numa fotografia ou de energias sonoras numa fita gravada. Elas implicam em inferência a respeito do mundo com base em extensa análise e interpretação das informações sensoriais (Boring, 1942).

Seletividade Perceptual

A cada momento, os receptores sensoriais são bombardeados Poe grande numero de estímulos dos mais diversos tipos.

- pressões, vozes e outros estímulos auditivos, visões de inúmeros objetos do ambiente. Entretanto, o organismo esta permanentemente filtrando informações, percebendo apenas um número limitado desses estímulos e ignorando a maior parte das informações que chegaram até ele.

Esta seletividade perceptual esta diretamente ligada ao foco de atenção por parte do sujeito e as seguintes características do estimulo parecem ser relevantes para determinar a atenção do organismo: tamanho e intensidade, mudança, movimento e repetição.

Tamano e intensidade: quanto maior o objeto ou quanto mais intenso um som,maior a probabilidade de que seja captado, se um sujeito esta, por exemplo, lendo um determinado livro ou tentando resolver um determinado problema, é provável que grande numero de estímulos sonoros lhe passem completamente despercebidos. No momento, porém, em que um determinado barulho intenso ocorra, a sua atenção é despertada, mudando o seu foco de ação.

Mudança do estimulo: Qualquer alteração nas condoções do estimulo, qual seja o aumento da intensidade do barulho ou uma alteração da luminosidade, tende despertar a atenção do sujeito e quanto mais repentina tal mudança maior a probabilidade de que venha a ser o seu foco de atenção.

Movimento: movimento é outra característica do estimulo que atrai a atenção.

Tanto movimento rápido próximo do sujeito, como falta de movimento numa situação em que todos objetos mudam sua posição espacial são características que atrai a atenção do sujeito.

Todas estas características dos estímulos são recursos altamente explorados no campo da propaganda que busca chamar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com